Publicado em
Motos
Harley Davidson Heritage customizada no Brasil em apenas três meses
Por: Eduardo Bernasconi / Fotos: João Mantovani
Há alguns anos, nós fazíamos uma publicação chamada SUPERMOTO. Era a FULLPOWER das motocas. Agora vamos revirar nosso arquivo e você vai ver periodicamente algumas motocas diferentonas, aqui no nosso site oficial.Curitiba, no Paraná, é um berço de novas idéias. A cidade serve de teste para alguns produtos antes de serem lançados nacionalmente. No caso das motos, acontece praticamente o mesmo: Celio Dobrucki, apavora nas lendas americanas na capital paranaense.Esta Heritage fabricada em 1997 é praticamente uma ex-Harley que recebeu muitas mudanças num trabalho de três meses de customização. Celio, o responsável pelas modificações, faz as vezes do dono e conta toda a história desta moto. Pouca coisa restou da original: apenas motor dois cilindros 1.340 cm3 (levemente preparado), caixa de câmbio e transmissão. O bicilíndrico recebeu um veneno light, apesar da cilindrada original: comando de válvulas de graduação elevada para ganhar potência, filtro de ar esportivo, ignição e kit nitro, com duas “garrafas” embutidas no tanque especial, desenvolvido pela Brazil Custom.Dobrucki descreve como nasceu o novo e maluco reservatório de combustível: “Parti de um molde de papelão. Para chegar a um formato parecido com o resultado final, fiquei quatro dias dedicado ao tanque. Variei os formatos ainda no papel até chegar no ideal para começar a trabalhar na lata e encaixar a peça perfeitamente no quadro importado da Alemanha.Tive de me preocupar também com o acabamento perfeito dos vãos para os cilindros de nitro embutidos”, diz Celio.O guidão também saiu da cabeça e das mãos do especialista. Feito em duas peças, ficou bem maluco, seguindo todo o estilo da custom. Até mesmo o quadro entrou na dança e foi picado e perfurado, embaixo do motor, para dar mais estilo ainda. A confecção dos novos escapes saiu da mente dos profissionais de Curitiba.Pedaleiras, manetes e o suporte do filtro de ar esportivo são Arlen Ness, americanos. As rodas, originalmente cromadas (em alumínio e billet, feitas a partir de um só bloco, sem soldas) receberam preto quase que contra a vontade de Celio. O customizador admite que ficou com dor no coração ao pintar de negro, porém para um resultado surpreendente. “Foi difícil pintar, mas para o que havíamos pensado para essa ex-HD era algo bem esportivo mesmo e o preto foi obrigatório”, comenta.O farol já veio negro da gringa (Alemanha), e o para-lama dianteiro Jesse James foi pintado no
Brasil. Na traseira, o pneu traseiro Avon (230/70) parece que mantém a moto em pé sem precisar de apoio, tamanha largura.Ao sentar no banco baixo, também confeccionado por Celio, a posição é bem diferente do normal. Braços esticadões, coluna envergada e trepidação leve com o motor em marcha-lenta. Ao sair com a moto, a falta de costume com o ângulo de cáster acentuado chega a ser engraçado. Para evitar braçadas, o negócio é sair de leve e ganhar velocidade o mais rápido possível para que ela se mantenha de pé! E não adianta sair rasgando pois a moto não é para ralar.A suspensão traseira continua com amortecedor Showa e absorve bem as irregularidades do asfalto, apesar da aparência robusta. Os freios param bem: disco pequenino na dianteira, porém mordidos por pinças de seis pistões. Já na traseira, discão gigante e pinça de quatro pistões. O escape tem ronco animal e injeção de óxido nitroso ajuda na performance.Dobrucki não abriu o jogo em relação aos custos das modificações. Só de rodas e pneus desta “ex-HD, ex-Heritage” há uma bela grana. A pintura especial, os componentes feitos sob medida e as muitas peças importadas também elevaram bastante a conta final.Apesar do valor investido, trata-se de uma exclusividade universal, que além de matar a vontade de construir uma moto única, ainda corre-se o risco de achar alguém interessado em comprar algo exclusivo e ainda ganhar um dinheiro, seja com uma base nova, usada, antiga ou atual!
Veja também
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Motos
BMW Motorrad inicia produção da R 1300 GS em Manaus
Motos
Primeira moto aquática elétrica do mundo, Orca estreia no Brasil
Motos
Kawasaki Ninja ZX-4R 2024 chega ao Brasil por R$ 57.490
Motos
Ducati lança nova Diavel V4 em parceria com a Bentley
Motos