Honda Civic Si com motor turbo forjado despeja 600 cv nas ruas e pistas de Minas Gerais
Texto e Fotos: Leonardo Silva
O Civic Si é um dos sedãs mais cobiçados pelos fanáticos por Honda. Há 6 anos, o mineiro Rodrigo Dutra comprou esse exemplar com apenas 9 mil km rodados e completamente original – tanto em relação a detalhes quanto ao motor de 192cv. Não demorou muito e o Si começou a mudar de estilo. O escapamento original foi pro espaço e deu lugar a um direto de 3” saindo do meio do carro, sem nenhum abafador. “Sempre gostei de ronco alto e com esse não seria diferente”, conta Rodrigo.
Para colocar à prova o funcionamento do sistema foram feitos vários comparativos com alguns carros em Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Nos testes, o carro se mostrou muito forte e confiável, o que lhe rendeu o apelido de “Papa Turbo”. Com esse set de 320 cv foram mais de três anos rodando por ruas e Track-Days de Belo Horizonte até quando Rodrigo derreteu uma válvula do cabeçote do Si. Para receber os devidos cuidados, o Papa Turbo foi levado à oficina 9KRace para realizar o reparo e também trocar algumas ideias com os preparadores sobre o futuro do Civic.
Como houve a necessidade de abrir o motor, todas as peças do cabeçote original foram substituídas por componentes em titânio, para aguentar cavalos e torque extra. Rodrigo não pensou duas vezes: “mandei forjar tudo”, conta o cara com um sorriso estampado no rosto. O próximo passo, como já é de se esperar, foi a instalação do kit turbo o que deixou o Si um monstro.
Para segurar tanta força foi instalado um Booster Controller da Hondata e foi possível acertar a pressão do turbo por marcha e por rotação. A configuração de pressão do carro é: 1a Marcha-400 gramas, 2a Marcha-500 gramas, 3a Marcha-650 gramas 4a,5a,6a-1Kg de pressão. Na prática são 600 cv de potência máxima, com um detalhe: todo o acerto de injeção/Hondata é feito pelo próprio dono. A essa altura o “Papa Turbo” ganhou um novo apelido, “Papa Turbo CANIBAL” !
Mas nem tudo se resume à performance, durante o desenvolvimento que levou seis anos, o Canibal mudou esteticamente também. As rodas originais foram pintadas de preto, os emblemas de vermelho, EZlip, aerofólio Mugen, mud flaps, tow hook, central multimídia com sistema Android, alto-falantes de qualidade e tampa de válvula vermelha. 















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