Publicado em
Curiosidades
Honda NSX que pertenceu a Ayrton Senna está à venda por R$ 3,2 milhões
Não é um carro tão raro, mas seu antigo dono o torna muito especial. O Honda NSX, com pintura vermelha brilhante, que foi de Ayrton Senna, está à venda no site britânico AutoTrader por 500 mil libras esterlinas (R$ 3,2 milhões na cotação atual). Este modelo foi um dos três esportivos do tipo que pertenceram ao falecido piloto brasileiro.
O antigo NSX de Senna, com o qual ele rodava em Portugal, é uma unidade fabricada em 1991 e marca 39.100 milhas (62.560 km) no odômetro, de acordo com o site de vendas de carros. O atual proprietário do veículo, o britânico Robert McFagan, é apenas o segundo dono do veículo, adquirido por ele em 2013 e levado para a Inglaterra.
E McFagan cuidou muito bem do Honda NSX que pertenceu ao tri-campeão da Fórmula 1. Em seu Instagram, onde o atual proprietário se identifica como um “fã de Senna e do NSX”, há fotos do veículo estacionado na sala de sua casa, em Londres, como parte da decoração.
A página que oferta o veículo não contém comentários sobre as condições mecânicas do NSX. O esportivo com tração traseira é impulsionado pelo motor V6 de 3.0 litros com 283 cv de potência e tem câmbio manual de cinco marchas. Segundo dados da Honda, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e alcança velocidade máxima de 265 km/h.
Senna foi o piloto de testes no projeto do Honda NSX
Durante o desenvolvimento do NSX, Senna trabalhou de perto com os engenheiros da Honda, fornecendo feedback detalhado sobre o carro e ajudando a refinar sua dinâmica de condução. Ele fez várias sugestões e ajustes para melhorar o desempenho do veículo, especialmente em termos de controle, resposta do acelerador e comportamento em curvas.
Um dos aspectos mais notáveis da contribuição de Senna para o Honda NSX foi sua insistência em torná-lo mais responsivo e preciso em curvas. Ele passou horas testando o carro em pistas de corrida, ajudando a refinar a suspensão, a direção e outros componentes para alcançar o nível de desempenho que ele a Honda buscavam.
O modelo vermelho brilhante foi um dos três NSX que pertenceu à Senna – os outros dois eram pretos (Divulgação)
Graças ao trabalho de Senna e da equipe de desenvolvimento da montadora japonesa, o NSX foi lançado em 1990 como um dos carros esportivos mais avançados e emocionantes de sua época. Sua combinação de desempenho impressionante e dirigibilidade excepcional o tornou um marco na história dos carros esportivos e solidificou sua reputação como um dos melhores projetos da Honda até hoje.
Veja também
Cultura
Grandes marcas de carros que nós nunca vimos
Cultura
Lubrificantes atuais têm aditivos na fórmula
Carros de passeio
BUGATTI CHIRON, PAGANI UTOPIA E FERRARI 812: ATRAÇÕES CONFIRMADAS PARA O FESTIVAL INTERLAGOS 2025
Cultura
A polêmica do design retrô em motos e carros
Cultura
Lista dos eletropostos instalados pela Volvo, no Brasil
Carros de passeio