Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Performance

Honda revela CR-V modificado com motor híbrido de 800 cv da Fórmula Indy

Um Honda CR-V com motor de um Fórmula Indy? Sim, esse é o projeto desenvolvido pelo Honda Performance Development (HPD). Com o intuito de divulgar toda a engenharia de diversos departamentos, a Honda transformou um SUV em um carro de corrida com chassi tubular, motor potente e uma asa gigantesca para acelerar forte nas pistas.

Batizado de CR-V Hybrid Racer, o modelo trocou a identidade SUV por peças em fibra de carbono, enormes para-lamas e portas dianteiras com abertura tipo borboleta um interior totalmente aliviado com os acabamentos e painel dando lugar a um banco concha aliado ao cockpit de corrida.

Sob o capô, o motor V6 híbrido turbo da IndyCar foi instalado no lugar dos bancos traseiros. De acordo com a Honda esse conjunto de 2.2 litros pode gerar uma potência de 800 cv rodando sempre com combustível de corrida 100% renovável da Shell. Vale destacar que a transmissão é a Xtrac de seis marchas com borboletas no volante.

Por aqui, o CR-V Hybrid Racer mesmo possuindo uma motorização híbrida, não utiliza baterias. O modelo tem um sistema de armazenamento de supercapacitor capaz de aumentar a potência geral entregando altas respostas por períodos curtos e melhor consumo de combustível.

“A razão específica pela qual ele possui supercapacitores é a potência”, explicou Salters durante uma prévia desse CR-V especial. “Eles são realmente bons em alta potência; também nesta aplicação, eles são inerentemente seguros. Você realmente não pode fazer nada de ruim para eles, mas também é para nós aprendermos”.

Além de mostrar um trabalho de engenharia complexo, a Honda espera com o CR-V Hybrid Racer utilizar o projeto como base para futuros empreendimentos no mundo do motorsport. Atualmente esse SUV modificado não será utilizado para competições, mas como modelo de divulgação em eventos da marca.

“Portanto, agora, seu foco é investigar a eletrificação, o gerenciamento de energia, todas essas coisas com vistas às corridas e também para o uso potencial de carros de rua, então tentaremos usá-lo como um laboratório no momento”, afirmou Salters sobre este CR-V único.

Entre outros destaques do CR-V de corrida, vale citar os freios Brembo de 15 polegadas de diâmetro na dianteira e 14 polegadas na traseira derivados do NSX GT-3 de corrida. Além disso, o carro conta com rodas de 20 polegadas que medem 10,5 polegadas de largura na frente e 11 polegadas na traseira calçadas com pneus 305/35 na parte traseira e 285/35 na frente.