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Jeep lança nos EUA o último Wrangler com motor V8
Esta semana, a Jeep lançou a pré-venda da edição limitada do Wrangler 392 Rubicon Final Edition, a versão mais potente e veloz do icônico veículo da marca norte-americana. Este modelo representa também o último Wrangler impulsionado por um motor oito cilindros a gasolina, o poderoso V8 HEMI de 6.4 litros, que na série de despedida oferece 470 HP de potência e 64,9 kgfm de torque.
“O Jeep Wrangler 392 permanece no topo da montanha em termos de desempenho total, potência e capacidade incomparável. Esses são pontos fortes revolucionários que nossos mais apaixonados entusiastas do Jeep nos pediram e que a concorrência não conseguiu igualar”, disse Bill Peffer, vice-presidente e chefe da marca Jeep na América do Norte.
A produção do Jeep Wrangler 392 Rubicon Final Edition será limitada a 3.700 unidades, das quais 3.300 serão destinadas aos Estados Unidos, 300 ao Canadá e 100 ao restante do mundo. Nos EUA, o veículo está disponível a partir de US$ 99.995 (aproximadamente R$ 498 mil na cotação atual). A fabricação do veículo terá início no segundo trimestre deste ano na fábrica do grupo Stellantis em Toledo, Ohio.
Wrangler mais rápido de todos os tempos
A despedida do Wrangler com motor V8 ocorre em grande estilo e alta velocidade. De acordo com dados da Jeep, o modelo de maior potência e torque acelera de 0 a 60 milhas por hora (96 km/h) em 4,5 segundos e cobre um quarto de milha (402 metros) em 13 segundos.
O motor 6.2 V8 do Final Edition está acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades, oferecendo os modos 4WD Auto, 4WD High, Neutral e 4WD Low. Além disso, o veículo apresenta um sistema de escapamento ativo que, segundo o fabricante, proporciona “um som emocionante e inconfundível” ao ser ativado por meio de um botão no painel.
O último Wrangler equipado com motor V8 apresenta detalhes visuais exclusivos, incluindo decalques da edição Final Edition no capô e no para-lama dianteiro. Além disso, o modelo vem com o pacote Xtreme 35, que conta com rodas de 17 polegadas em cor bronze com pneus off-road BFGoodrich de 35″.
No interior, a Jeep adicionou bancos com ajuste elétrico, revestidos em couro Nappa com costuras douradas, e elementos decorativos da série final no câmbio e no seletor de tração. Adicionalmente, o modelo é acompanhado por um kit Mopar Jeep contendo 83 ferramentas – a montadora ainda divulgou imagens do interior do veículo.
Nascido para o combate
A história do Jeep Wrangler remonta a 1941, com o Willys MB, um veículo militar projetado para a Segunda Guerra Mundial. Sua robustez e desempenho off-road tornaram-no um ícone instantâneo.
Em 1954, a Willys-Overland Motors lançou o CJ-5, um modelo civil inspirado no MB, que se tornou um sucesso comercial e definiu o visual da Jeep como conhecemos hoje.
Em 1987, a Jeep apresentou o Wrangler (YJ), substituindo o CJ-7, mantendo a essência do jipinho original, mas com algumas modernizações, como faróis retangulares e suspensão mais confortável.
A segunda geração do Wrangler (TJ) estreou em 1997, introduzindo um novo chassi e motor, além de airbags e outros recursos de segurança.
Em 2007, a terceira geração do Wrangler (JK) chegou ao mercado, sendo mais largo e espaçoso que seus antecessores e oferecendo mais opções de motorização e acabamento.
Por fim, em 2018, a Jeep lançou a quarta geração do Wrangler (JL), que manteve o design clássico do Wrangler, mas com várias melhorias, como um chassi mais leve, um motor turbo e mais tecnologia embarcada.
Ao longo de sua história, o Jeep Wrangler tornou-se um símbolo de liberdade e aventura, sendo um veículo versátil que pode ser usado tanto para o dia a dia quanto para atividades off-road.
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