Publicado em
Performance
Kit com supercharger da Ford Performance eleva potência do Mustang para 810 cv
Todos nós sabemos que o Ford Mustang é um carro muito potente e que acelera de forma alucinante. Mas sempre é possível ir além, e até a montadora americana concorda com isso, tanto que a divisão Ford Performance acaba de lançar um novo kit com supercharger para os modelos Mustang GT e Dark Horse da recente linha de 2024.
Disponível nos Estados Unidos por US$ 9.995 (cerca de R$ 50 mil), o kit acrescenta um “rebanho” de cavalos de potência ao motor Coyote V8 de 5.0 litros, chegando a 810 cv e 85 kgfm de torque. É um ganho considerável de força, uma vez que o Mustang GT original entrega 480 cv e 57,3 kgfm, enquanto o Dark Horse oferece 500 cv e 57,7 kgfm.
O kit com supercharger para o Mustang era esperado há algum tempo. O pacote, desenvolvido pela Whipple Superchargers em parceria com a Ford Performance, foi anunciado pela Ford no ano passado, durante o SEMA Show em Las Vegas.
Segundo a Ford, o kit é compatível com os Mustang GT e Dark Horse com câmbio manual ou automático e ele pode ser comercializado em todo território dos EUA, exceto na Califórnia – devidos a legislação local de emissões.
A Ford não divulgou dados sobre os ganhos de performance, como aceleração e velocidade máxima, do Mustang equipado com o kit.
Como funciona um supercharger?
Um supercharger, também denominado compressor mecânico, é um dispositivo que amplifica a potência do motor de um veículo. Ele realiza essa função comprimindo o ar que adentra na câmara de combustão, permitindo uma mistura mais eficaz de ar e combustível. Esse processo resulta em uma explosão mais vigorosa, gerando maior desempenho.
O supercharger é conectado ao virabrequim do motor por uma correia. O equipamento utiliza um rotor para comprimir o ar, que percorre o coletor de admissão e entra na câmara de combustão com maior pressão.
A principal vantagem do supercharger, evidentemente, é o aumento substancial da potência do motor. Este sistema também proporciona um ganho de força quase instantâneo, ao contrário do turbocompressor, que requer alguns segundos para entrar em ação.
Os compressores mecânicos são comumente usados em carros esportivos e de alto desempenho, mas também podem ser instalados em outros tipos de veículos, como caminhões e até mesmo motocicletas.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance