Publicado em
Performance
LAMBORGHINI CONFIRMA ENTRADA PARA AS CORRIDAS DE ENDURANCE COM NOVO HYPERCAR HÍBRIDO
Depois de assistir os concorrentes BMW e Ferrari retornarem para as corridas de longa duração, a Lamborghini Squadra Corse também decidiu colocar a marca de Sant’Agata Bolognese em uma das competições mais importantes do automobilismo mundial. A marca italiana revelou nos últimos dias o SC63, um hypercar híbrido e tecnológico que já nasceu preparado para enfrentar o Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2024, incluindo as 24 Horas de Le Mans, e na classe GTP da Copa de Endurance do IMSA WeatherTech Sports Car Championship, compreendendo corridas clássicas como as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring.
Segundo Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Lamborghini: “A oportunidade de competir em algumas das maiores corridas de resistência do mundo com um protótipo híbrido se encaixa em nossa visão para o futuro da mobilidade de alto desempenho, conforme demonstrado para carros legais de estrada com o lançamento do Revuelto. O SC63 LMDh é o passo para os mais altos escalões e para o futuro do automobilismo para a nossa Squadra Corse.”
A Lamborghini selecionou os renomados especialistas Ligier como parceiros para desenvolver e construir o monocoque. Como o primeiro fabricante a selecionar a Ligier em um projeto LMDh, houve liberdade para a Lamborghini especificar seus requisitos, incluindo o desenvolvimento do design da suspensão dianteira da haste, distribuição geral do peso e facilidade de manutenção para partes críticas do carro. A carcaça, que preenche a lacuna entre a parte traseira do motor e a frente da caixa de câmbio, afeta positivamente a rigidez torcional e foi projetada para abrigar o motor elétrico.
Sob o capô, o SC63 apresenta um novíssimo motor V8 biturbo de 3,8 litros que foi desenvolvido pelos engenheiros da Lamborghini especificamente para o programa de corrida. O conjunto 3.8 biturbo desenvolve 680 cv. Uma das curiosidades deste propulsor está na configuração de “V frio”, com os turbocompressores posicionados fora do ângulo em V do motor, o que torna o resfriamento e manutenção mais fáceis. Além disso, o protótipo possui nada menos que oito radiadores diferentes para um arrefecimento de alto desempenho.
A partir de 2024, um carro competirá no Campeonato Mundial de Resistência da FIA. O segundo carro competirá nas corridas do North American Endurance Championship da série IMSA. A equipe Iron Lynx, apresentada como parceira nas Grandes Finais da Lamborghini de 2022, comandará os carros em ambas as séries, e a formação de pilotos incluirá Bortolotti, Caldarelli, Grosjean e Kvyat. Outros pilotos serão confirmados no final de 2023.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance