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Mais uma motoca original: hoje é dia do scooter Honda SH300i
Os scooters começaram de leve no Brasil e com motores de cilindrada reduzida. Mas modelos grandes como Suzuki Burgman 400 e até 650, assim como Dafra Citycom 300i, foram bem aceitos e outras marcas cresceram o olho nesse segmento. A Honda demorou mas começou a vender o SH 300i. E trata-se de um belo scooter, em todos os sentidos. Acabamento excelente, visual atraente, motor forte e… preço elevado: R$ 23.590. Mas para quem procura um scooterzão, vale a pena.
Ele é confortável, tem boa posição de pilotagem e tecnologia. A chave por exemplo, é reconhecida por presença e pode ficar no bolso do piloto todo o tempo. Não é preciso colocar no miolo e girar. Chegando perto do SH300i, a chave com o sistema chamado Smart Key é reconhecida, libera o miolo que tem acionamento manual para dar a partida elétrica ou levantar o banco. Sob o assento, acesso ao tanque de combustível com capacidade para até 9,1 litros de gasolina, além de um espaço pequeno para um capacete. Durante nossa avaliação o consumo foi bom: fez pertinho de 30 km/litro.
Freios com ABS, rodas aro 16” e suspensão com bom curso dão segurança. Quem já andou bastante de scooter com rodas pequenas, tipo Honda Lead ou Suzuki Burgman 125, percebe a enorme diferença de acelerar este scooterzão com motor 300 cm3. Vai bem em ruas esburacadas, trechos sinuosos e até em estradas.
Cruzar a 120 km/h é fácil com seus 24,9 cv a 7.500 rpm. Os 162 kg de peso seco arrancam bem nos semáforos, mesmo que o piloto seja como eu, com 90 kg: torque de 2,59 kgfm a 5.000 rpm que basta uma boa enrolada no cabo do acelerador pro câmbio CVT (embreagem é centrífuga) mostrar sua eficiência. Na hora de parar, freios com ABS e discos na dianteira e traseira: eficiência.
Particularmente, eu eliminaria o para-brisas original. Ele tem sua utilidade, mas a posição é infeliz, muito próxima ao piloto e facilmente encosta-se o capacete ao passar em uma lombada, por exemplo. Ele corta o vento muito bem, em dias de chuva colabora, dá mais conforto no rolê, mas incomoda pela visibilidade ruim e essa proximidade com quem vai ao guidão. Em poucos minutos dá para removê-lo e vale a pena.
Financeiramente falando, o SH300i é mais caro que seu rival direto, o Dafra Citycom: R$ 23.590 contra R$ 18.990. Mas aí, conforme as promoções das marcas e taxas de financiamento, essa diferença pode praticamente desaparecer. A Honda estava oferecendo parcelamentos com taxas abaixo das oferecidas pela Dafra e ao final do período de pagamento ambas ficavam muito próxima de valores. Independente da forma de pagamento, por essa grana (R$ 23.590), eu compraria uma moto de maior cilindrada e não um scooter, mas se tivesse que escolher apenas nessa categoria, iria com este Honda SH300i.
Texto: Eduardo Bernasconi
Fotos: Honda/Divulgação
Ficha técnica
Motor: OHC, monocilindro, 4 tempos, refrigeração líquida
Potência: 24,9 cv a 7.500 rpm
Torque: 2,59 kgfm a 5.000 rpm
Transmissão: CVT
Alimentação: injeção eletrônica
Partida: elétrica
Combustível: gasolina
Peso: 162 kg
Preço: R$ 23.590
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