Publicado em
Performance
Maserati anuncia entrada na Fórmula-E em 2023
A Maserati finalmente vai retornar para as corridas! A fabricante italiana oficializou recentemente a sua participação em 2023 na Fórmula E, o campeonato mundial de carros elétricos. Com o anúncio, a montadora Trident deu fim ao período de 60 anos fora das competições de Motorsport.
No início deste ano, a Maserati encaminhou um acerto ao lado da equipe ROKiT Venturi Racing e contará com Edoardo Mortara e Maximilian Gunther no time de pilotos titulares. A fabricante será a responsável pelo fornecimento dos motores que estarão equipados no novo Gen3 e irá utilizar o campeonato como formato de divulgação de seus produtos eletrificados.
Segundo Davide Grasso, CEO da Maserati: “Retornar ao automobilismo com a Fórmula E foi uma escolha natural para a Maserati. Na verdade, somos movidos por nossa paixão e inovação” comentou.
O monoposto Gen3 da primeira marca italiana a ingressar na F-E recebeu uma pintura baseada no tradicional azul Trident em referência ao MC12 dos anos 2000. O intuito da Maserati é acelerar o compromisso zero emissões, apresentando através da competição, a sua nova linha 100% eletrificada que já presenciamos com a estreia de veículos do novo GranTurismo 2024.
Sob o capô, o carro eletrificado da Maserati vai contar com dois motores elétricos de 600 kW capazes de gerar uma potência de 805 cv. Vale destacar que 40% da energia usada em uma corrida será originada apenas da frenagem regenerativa.
Com estreia marcada para 14 de Janeiro, no circuito Hermanos Rodriguez City. A montadora ainda irá realizar alguns testes de pré-temporada antes de acelerar oficialmente no campeonato. Na década de 1950, a Maserati foi vitoriosa em algumas corridas da Fórmula 1, vencendo oito das 46 etapas em que participou. A montadora espera retomar o sucesso na categoria eletrificada.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance