Performance

McLaren Senna ganha versão inédita e única para homenagear o GP do México de 1989

A McLaren e o Ayrton Senna possuem uma longa história juntos. O piloto brasileiro teve muitas vitórias ao lado da montadora, dominando uma era no campeonato mundial de Fórmula 1. A fabricante sempre demonstrou o orgulho que o Senna trouxe em vários tipos de homenagens, e ainda segue fazendo isso através de seus carros. 

Para fechar a série de três veículos que homenageiam grandes feitos da carreira de Ayrton Senna, a McLaren resolveu lançar uma edição especial do Hiperesportivo McLaren Senna em celebração ao GP do México de 1989. Aquele final de semana ficou marcado pela terceira vitória e quarta pole consecutiva do piloto. 

O novo modelo surgiu através da concessionária McLaren em Berverly Hills que decidiu encomendar diretamente com a McLaren Special Operations (divisão da marca que faz veículos sob medida) uma versão única do Hiperesportivo que vem cheio de homenagens para Senna. 

Divulgação/McLaren

No design, nenhuma alteração. A pintura é em grafite com detalhes em verde e vermelho no capô, soleira das portas, contorno dos faróis e entradas de ar. Uma das partes mais marcantes do carro é o desenho colocado na soleira das portas de Senna levantando o troféu de campeão do GP de 1989. A asa traseira também recebeu um toque especial com uma representação da bandeira mexicana pintada à mão. 

Dentro do carro, o painel e volante foram decorados com um tom de verde mais escuro. Uma assinatura de Senna pode ser encontrada no lado do motorista, já o pedal do acelerador ganhou um desenho do autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, feito a laser. Os bancos por sua vez, possuem a estampa do nome “El Triunfo Absoluto”. As costuras são nas cores branca e vermelha para completar o acabamento. 

Divulgação/McLaren

O conjunto mecânico é o mesmo motor V8 4.0 capaz de gerar 800 cv e 81,47 kgfm de torque. O câmbio é uma transmissão de dupla embreagem e sete marchas, responsável auxiliar o McLaren Senna a chegar em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 s com a velocidade máxima de 340 km/h. 

Essa edição do McLaren Senna XP El Triunfo Absoluto fecha os 4 veículos que homenageiam o ídolo brasileiro e suas conquistas. A versão Lap of Gods foi a que deu início, com referência ao GP da Europa de 1993. Logo após, veio a Home Victory, que celebrou a primeira e histórica vitória de Senna no Brasil em 1991. E a King of Monaco, comemora todas as seis conquistas do piloto no circuito de rua. Todos os modelos encomendados pela McLaren Beverly Hills.

Divulgação/McLaren