Publicado em
Performance
Mercedes apresenta na CES conceito inspirado em Avatar
O nome é Vision AVTR, sigla para Advanced Vehicle Transformation, ou Transformação Avançada de Veículo, na tradução livre. O carro conceito da Mercedes-Benz foi mostrado nesta semana na CES (Consumer Electronic Show), feira de tecnologia realizada anualmente em Las Vegas (EUA).
Apresentado em conjunto pelo presidente da marca alemã, Ola Kallenius, o diretor do filme, James Cameron, o produtor Jon Landau e o designer do longa Ben Proctor, o Vision AVTR foi classificado pela montadora como um automóvel completamente diferente de qualquer outro Mercedes.
De acordo com o fabricante, o Vision AVTR é um carro de quatro lugares com design orgânico que oferece uma interatividade homem-máquina. Seu design conta com 33 flaps que se movem para alterar a aerodinâmica e pneus esféricos para auxiliar nas manobras e reduzir os impactos ao meio ambiente.
A cabine traz elementos inspirados nas casas das espécies Na’vi, o povo de Avatar que habita as selvas da lua de Pandora. Os assentos, o painel e o assoalho são produzidos de materiais reciclados. Em vez de volante, o modelo utiliza um console multifuncional que conecta o ocupante com o veículo de forma biométrica com a colocação da mão na unidade de controle e dando vida ao interior pelo reconhecimento do batimento cardíaco e da respiração do condutor.
Equipado com uma bateria de 110 kWh com tecnologia totalmente livre de metais raros, o Mercedes Vision AVTR tem potência de 470 cv e autonomia para rodar até 435 km. O carro ainda pode andar de lado, como se fosse um caranguejo, num ângulo de aproximadamente 30°.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance