Publicado em
SUV
MERCEDES GLC GANHA NOVA GERAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA FÓRMULA 1 E 680 CV!
A Mercedes-AMG apresentou nesta semana a nova geração do GLC, o SUV do Classe C que acaba de receber diversas novidades para ficar mais tecnológico e também ecológico. Disponível nas versões AMG GLC 43 e 63 S, o modelo troca os motores V6 e V8 por conjunto 2.0 turbo aliado a tecnologias vindas da Fórmula 1. Apesar das mudanças mecânicas, o SUV esportivo segue surpreendendo em acelerações.
Começando pelo GLC 43, o modelo agora possui sob o capô o motor que também equipa o hot hatch A45 S. O propulsor 2.0 turbo de quatro cilindros, somado a um sistema híbrido leve de 48 volts, garante uma potência de 421 cv e 51 kgfm de torque. Por aqui o 0 a 100 km/h é de 4,8 s e a velocidade máxima é limitada eletronicamente nos 250 km/h.
Já para aqueles que procuram uma configuração esportiva, o GLC 63 S E Performance é o modelo com a maior potência disponível no catálogo do SUV. Com o mesmo motor 2.0 quatro cilindros, mas com um motor elétrico adicional de 201 cv no eixo traseiro, turbo maior e bateria de 6,1 kWh, são 671 cv e 104 kgfm de torque. O 63 S acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,5 s, enquanto a velocidade máxima é de até 273 km/h. Vale lembrar que em ambas as configurações, o câmbio é um automatizado de dupla embreagem e 9 marchas, sempre com tração integral.
Entre os destaques da nova motorização presente no 63 S está o sistema de carregamento da bateria que pode descarregar e carregar sozinha de maneira mais rápida para otimizar o máximo de potência quando necessário. O conjunto também vem com um novo sistema de refrigeração individual para cada uma das 56 células da bateria Essa tecnologia é inspirada na mesma tecnologia que está presente nos carros de Fórmula 1.
Outra novidade implementada pela Mercedes nos SUVs do Classe C está no turbocompressor elétrico, derivado dos carros de corrida. Como o turbo agora é acionado por um motor elétrico, o famoso “turbo lag” diminuiu, já que o sistema elétrico mantém a turbina girando mesmo quando a pressão dos gases de escape não está alta o suficiente. Esse foi um dos fatores essenciais para manter o GLC com acelerações rápidas.
No visual, o novo GLC teve poucas atualizações. Na dianteira, o modelo ganhou uma nova assinatura nos faróis de LED, enquanto os pára-choques receberam mais entradas de ar para resfriar o motor. Chegando na parte traseira, as lanternas de LED agora estão mais finas, enquanto o difusor integrado ao pára-choque manteve as quatro saídas de escapamento alinhadas em forma de trapézio.
Por fim, o cockpit agora conta com a atual identidade visual da marca, incluindo dois displays digitais, sendo de 12,3’’ para o quadro de instrumentos e de 11,9’’ para a central multimídia. Os bancos esportivos possuem acabamento em couro Nappa, podendo ser revestido em material sintético e microfibra. O volante AMG também possui couro e shift paddles de alumínio para as trocas de marcha.
O novo Mercedes-AMG GLC 43 e 63 S E Performance ainda não teve os seus preços revelados. Todos os detalhes da nova geração do SUV esportivo será revelada no final deste ano, durante o lançamento oficial que ainda não tem data para acontecer. A vinda do GLC para o Brasil ainda é incerta.
Veja também
SUV
Naomi Campbell “desfilou” com o exótico BMW XM Mystique Allure em Cannes
SUV
VW T-Cross 2025 tem visual renovado e mais itens, sem alterar os preços
SUV
Com bateria maior, híbrido BYD Song Plus 2025 roda até 1.200 km
SUV
“SUV mais raiz do mercado”: Chevrolet divulga mais detalhes do novo Trailblazer
Elétricos e híbridos
Jipão “eterno” da Mercedes, Classe G ganha versão 100% elétrica
SUV