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Performance
Nissan GT-R preparado no Brasil tem desempenho absurdo com motor de 750 cv
O Nissan GT-R R35, lançado em 2007, é o que há de melhor quando o assunto é carro esportivo japonês. Conhecido como “Godzilla”, o modelo também é um dos mais adequados para receber upgrades e torná-lo ainda mais feroz, como se a versão de fábrica não tivesse força suficiente. Mas assim é o mundo da preparação: nunca estamos satisfeitos e sempre queremos mais.
É o caso do empresário e piloto de arrancada Marcos Barbosa Afonso. Em 2010, ele comprou um GT-R original e imediatamente resolveu elevar as capacidades de sua máquina.
“O GT-R é um animal, acelera demais e freia mais ainda, mesmo na versão original! Um carro assim merecia uma pitada a mais”, contou o piloto. A primeira “pitada” foi dada pela German Racing Scaps. O escapamento original foi totalmente removido e deu lugar a tubos de inox de 3,5 polegadas, sem nenhum abafador, deixando o ronco do motor ainda mais alto. Se dar um passeio pelas ruas e avenidas de São Paulo com um carro assim já chama atenção, com esse escapamento ficou quase impossível ele passar despercebido. Desde as baixas rotações, o barulho estridente invade o habitáculo. Mas, quando o giro sobe pra valer, acima das 4 mil rpm, o som fica realmente intimidador!
Logo após este upgrade, o Nissan GT-R do empresário foi levado para o dinamômetro da Sapinho Câmbios, onde apresentou um ganho de 80 cv no motor. Nada capaz de assustar Marcos, acostumado a domar um Gol de arrancada com mais de 800 cv. Foi quando decidiu que o Nissan merecia ganhar ainda mais potência. Para isso, mandou seu brinquedinho para a preparadora paulista Illicit Customs. O motor V6 3.8 biturbo permaneceu intocado internamente (pistões, bielas, comandos…). A novidade chegou para o sistema de alimentação, que recebeu um kit da americana AAM Competition, composto por tubos de pressurização em alumínio de 3 polegadas de diâmetro, duas válvulas blow-off sequenciais (HKS) e reprogramação da americana Cobb Tuning.
O novo acerto de injeção foi feito através de um sistema chamado AcessPORT, da Cobb Tuning. “Este dispositivo vem com 20 mapas instalados, com programações que diminuem a potência do motor, em um ‘modo manobrista’, por exemplo, ou adicionam performance, já que alteram pressão de turbo e injeção de combustível”, explica o preparador Roberto Moreno. Ele completa: “neste carro, subi a pressão de turbo para 1,2 kg, com pico de 1,5 kg. Com isso, a potência já deve ter chegado perto dos 750 cv.
Acelerando o Nissan GT-R “fuçado”
Depois do bate-papo, chegou a hora de sentir a transformação do Godzilla. Primeira engatada, pé no porão e, mesmo com tração nas quatro rodas, o monstro tem força para derreter a borracha dos pneus — 255/45 na dianteira e 285/35 na traseira, todos de aro 20”. O som do escapamento e a velocidade com que o carro se desloca realmente chamam a atenção, congelando o trânsito, que limita a brincadeira. Para voltar à normalidade, pé no freio e outro susto: com pinças Brembo que “alicatam” discos de 380 mm, o carro ancora com violência.
O preparador Beto Moreno conta que o trabalho desta transformação é bem rápido. “Já peguei o carro com o escapamento pronto. O mais demorado é trazer o kit da AAM Competition dos Estados Unidos. Isso porque, com tudo na mão, instalamos as peças e acertamos o carro em apenas um dia de trabalho, sem necessidade de nenhuma adaptação maior ou recortes no carro. O Marcos nem acreditou quando liguei para ele no final da tarde e disse que já podia vir buscar o GT-R”, conta.
Mesmo assim, diz que está trabalhando para melhorar. “Fizemos uma aquisição de dados do funcionamento do carro e mandamos a central para a Cobb. Lá, eles farão um acerto ainda melhor para funcionar com a nossa gasolina, cheia de etanol. Além disso, adicionamos o ‘Launch Control’, um controle de largada para conseguir levantar o giro para 5.000 rpm no momento da arrancada”, revela o orgulhoso preparador.
Quer saber quanto custa essa brincadeirinha, sem contar o preço do carro? O preparador revelou: “Com escapamento todo de inox, kit de pressurização, válvulas, mão de obra, chegou bem perto dos R$ 30 mil”, afirma Moreno.
Após todas as modificações e ajustes, o Nissan GT-R de Marcos Barbosa Afonso se tornou não apenas um carro, mas uma verdadeira obra-prima sobre rodas. Com sua potência aumentada, desempenho aprimorado e presença imponente, ele continua a deixar sua marca nas ruas e nas pistas, impressionando entusiastas e pilotos por onde passa. É uma prova viva do poder da paixão automotiva e da dedicação incansável à busca pela perfeição sobre quatro rodas. E assim, o “Godzilla” brasileiro continua sua saga, sempre em busca de novos desafios e conquistas no mundo dos carros preparados.
FICHA TÉCNICA
Motor – V6, 3.8, 24V, biturbo
Alimentação – Injeção eletrônica, gasolina
Potência – 750 cv (estimados)
Torque – 95 kgfm (estimados)
Transmissão – Sequencial, 6 marchas, tração integral
Freios – Brembo de 380mm
Pneus – Dianteira: 255/45 / Traseira: 285/35
Rodas – aro 20”, alumínio forjado
Upgrade – Injeção, escape, pressurização
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