Publicado em
Picapes
Nova Chevrolet Montana está com o projeto em fase final
Nesta semana, a Chevrolet divulgou o primeiro Teaser da nova Montada, que chega em meados de 2023. A picape ganha uma geração totalmente renovada e redesenhada para rivalizar com Fiat Toro, Renault Oroch e outros modelos do mesmo segmento. A GM segue mantendo o suspense, mas já revelou diversas imagens do protótipo em ação.
Segundo a fabricante, foi utilizado um computador do tamanho de 20 campos de futebol para trabalhar como um “engenheiro virtual”, desenvolvendo boa parte da nova Montada de forma digital, reduzindo praticamente a metade do tempo de produção. A GM também estipula um investimento de cerca de R$ 2 milhões para a todo o projeto da picape.
Segundo Suzimara Ducatti, especialista em simulações virtuais na GM América do Sul: “O desenvolvimento virtual permite reduzir o tempo de gestação de um veículo quase pela metade, agregando ainda ganhos de qualidade, segurança e eficiência. Outra vantagem é a infinidade de simulações e aperfeiçoamentos que é possível realizar ao longo do projeto”.
Suzimara ainda destaca: “Ferramentas virtuais também otimizam os custos totais de desenvolvimento do veículo. Essa redução permite incluirmos muito mais tecnologias ao veículo sem necessariamente ter que posicioná-lo num degrau de preço acima. Este é outro benefício desta tecnologia para o consumidor”.
A fabricante americana trabalha intensamente na nova geração da Montada mirando a liderança das picapes compactas com desejos ambiciosos de redefinir o segmento. O foco será o público urbano, já que a montadora possui em seu catálogo a S10 para suprir os clientes rurais. Mesmo assim, a GM pretende usar a nova camionete para bater de frente com a Fiat Toro.
Mesmo camuflada, podemos dar alguns pitacos do que vem por aí na questão do design. Na dianteira o conjunto óptico será dividido em dois níveis, com um filete de LED na parte superior e um farol maior na parte inferior. A lateral tem como destaque a coluna C que possui um desenho inclinado, favorecendo não só a estética mas também a aerodinâmica. As picapes geralmente possuem turbulência em altas velocidades gerada pela caçamba, esse detalhe pode ajudar a reduzir.
Dentre as novidades já confirmadas pela Chevrolet, a nova geração da Montana será equipada com seis airbags de série, além dos faróis de LED. Sob o capô, deverá carregar os motores 1.0 e 1.2 turbo, com opções de câmbio manual ou automático. Por enquanto, nada de versões a diesel nem 4X4. Vale lembrar que a picape está montada sobre a mesma plataforma dos atuais Onix, Onix Plus e Tracker.
A GM não revelou nenhuma informação sobre a data de lançamento oficial. Especula-se que no final do ano seja revelado a versão final da nova Montada e quem sabe até mesmo um começo de pré-venda, levando em consideração que o projeto já está bem avançado. Entretanto, o que já sabemos é que a picape chega no começo de 2023 recheada de novidades.
Veja também
Picapes
Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades
Picapes
Clientes pedem e picape Jeep Gladiator ganha opção de pintura cor-de-rosa
Picapes
Toda preta, Rampage estreia em nova versão Laramie Night Edition
Picapes
Segunda geração da Fiat Strada alcança meio milhão de unidades produzidas
Picapes
Nova picape Chevrolet S10 tem pré-venda iniciada por R$ 281.190
Picapes