Publicado em
História
O Porsche que nunca foi comercializado: O conceito esquecido de um modelo do Cayenne conversível
As fabricantes produzem muitos modelos e designs até chegarem a uma conclusão final. Mas de tantas possibilidades que podem existir, nem sempre um veículo sai do papel para se tornar um protótipo, mas quando isso acontece já é praticamente na fase final de desenvolvimento. Com a Porsche aconteceu diferente para um exemplar que foi esquecido mesmo depois de ter saído do papel.
Em meados de 2002, a fabricante alemã apresentava ao mercado automotivo mundial, o Cayenne, um dos grandes sucessos da marca até hoje. Na época, a Porsche procurava ideias para possíveis derivações do SUV e encontrou uma que seria totalmente inovadora em termos de design e técnologia.
O protótipo Package Function Model nasceu através de ideias que imaginavam um SUV cupê e conversível ao mesmo tempo. Teoricamente era um irmão menor do Cayenne, que seria uma opção para a montadora alemã aproveitar a fase do SUV que começava a sua trajetória de sucesso. Nesse exemplar, a principal curiosidade estava na parte traseira, onde a equipe da Porsche decidiu propor duas soluções de designers para serem avaliadas.
As diferenças do modelo de projeto para um Cayenne estava muito além da capota. O veículo possuía portas com uma diferença de 20 centímetros mais longas se comparado ao SUV. O desenho misturava elementos de um esportivo com um veículo familiar grande, deixando um pouco de lado a tendência SUV. Segundo o chefe de design da Porsche, Michael Mauer, “Um SUV conversível é um desafio tanto estéticamente quanto formalmente”. Um SUV sempre tem uma carroceria grande e pesada. Você combina isso com uma pequena metade superior e depois corta o teto- você ganha formas muito estranhas emergindo disso”.
Este modelo teve muitos motivos para deixar de ser comercializado. De acordo com a Porsche, a fabricante não tinha certeza se o projeto era atraente o suficiente para o mercado da época e por isso entendeu que o exemplar não seria muito rentável. No fim das contas o veículo que era para ser um Cayenne conversível só ficou no protótipo e nunca mais ficou nos planos da fabricante.
Veja também
História
Trazida ao Brasil por Ayrton Senna, Audi celebra 30 anos de atuação no país
História
Protótipo EA 276 que antecedeu o Golf foi um dos carros mais feios da VW
História
Volkswagen lança Certificado de Veículos Clássicos no Brasil
História
Ônibus Mercedes da Copa de 1974 tinha torneira de cerveja, toca fitas e outras exclusividades
História
O brasileiro que viajou a américa do sul e deixou um legado sobre a vida com seu cachorro Shurastey e o fusca 1978
História