Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Performance

O Volkswagen Golf de rally que nunca competiu

A Volkswagen guarda em seu acervo o ÚNICO conceito do Golf projetado para Rally. É isso mesmo, o hatch que é um dos símbolos da fabricante alemã,  já teve planos de ser um carro de corrida para o Campeonato Mundial de Rally da FIA de 1994. 

Revelado na última semana durante o SEMA Show, o modelo batizado de A59 roubou a cena no estande da VW. Com um design totalmente aperfeiçoado para o Rally, o Golf conceito chama a atenção pelas entradas de ar no capô, paralamas alargados na lateral e saídas duplas de escapamento, acompanhadas de um aerofólio bem significativo no topo do porta-malas.

No interior, o Golf A59 demonstra ter o necessário para longas corridas de Rally. Para o piloto, existe um painel digital, enquanto controles adicionais do motor e do rally residiam no painel dentro do porta-luvas. Os bancos dianteiros são esportivos RECARO e por incrível que pareça, a parte traseira também possui assentos, além de uma gaiola de proteção contra capotamentos.

Reprodução

Sob o capô, o hatch foi equipado com um motor de quatro cilindros turbo de 2,0 litros totalmente em alumínio, capaz de gerar 275 cavalos de potência, combinado com uma transmissão manual de seis velocidades e tração nas quatro rodas com diferencial central variável. A suspensão dianteira foi modificada com amortecedores Bilstein para um curso mais longo. O modelo ainda recebeu rodas Speedline SL817 de 16 polegadas, com pneus 225/45R16, e a frenagem era controlada por um sistema Brembo.

Durante os anos 90, as competições de Rally eram dominadas por montadoras japonesas. Para quebrar esse ciclo, a VW decidiu criar o Golf A59, o primeiro da história a ser equipado com turbo e tração 4×4. O intuito era concorrer ao título mundial de Rally, mas infelizmente o modelo nunca esteve oficialmente nas corridas. 

Reprodução