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História
Ônibus Mercedes da Copa de 1974 tinha torneira de cerveja, toca fitas e outras exclusividades
A Copa do Mundo do Qatar 2022, além de movimentar o futebol dentro dos estádios, também acelera os transportes das delegações pelo país sede. Em um ano cheio de tecnologias, o ônibus dos jogadores está muito mais confortável do que antigamente. Mesmo assim, durante o mundial de 1974, o “busão” que carregava as seleções, não deixava a desejar.
A Mercedes-Benz foi a responsável por fornecer os ônibus para a Copa de 74, realizada na Alemanha Ocidental. Apesar de possuir poucos recursos na época, a fabricante designou o O 302 para carregar todas as seleções participantes do mundial. Como a competição estava sendo realizada no país sede da montadora, a marca das três estrelas aproveitou para divulgar o seu produto.
Pintado de amarelo, contrastando com a coloração da bandeira de cada seleção, o O 302, era considerado uma das opções mais luxuosas para transportar todas as delegações durante os dias da competição. Enquanto a cerveja é proibida na Copa do Qatar 2022 ao redor dos estádios, o modelo tinha uma torneira de “gelada” especialmente para os passageiros.
Além disso, entre os destaques, o “busão” oferecia cinzeiro individual adicionado em cada assento, toca-fitas da Blaupunkt e suspensão a ar para garantir o maior conforto. Vale destacar que no modelo utilizado pela Alemanha ocidental, contavam ainda com sistema de ar-condicionado, e todos os jogadores da seleção tinham os assentos marcados no ônibus.
Quando lançado em 1965, o Mercedes O 302 podia ser equipado com motores diesel, aspirados de quatro ou seis cilindros. Essa configuração era capaz de gerar entre 125 cv de potência ou 236 cv de potência, dependendo da versão. Durante o seu período de produção, o utilitário vendeu mais de 32.000 unidades.
O Ônibus O 302 das imagens, está exposto em um museu da Mercedes. Esse infelizmente não é um exemplar original, mas um réplica idêntica produzida pela própria fabricante. Como os modelos originais foram destinados a outros serviços depois da copa, a montadora alemã não encontrou um modelo autêntico do mundial de 74 e por isso precisou construir novamente o utilitário.
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