Publicado em
História
O revolucionário Porsche 959 completa 30 anos
Ele foi o primeiro Porsche de rua a atingir 300 km/h, e mostrou que o caminho para os supercarros do futuro era a tecnologia e não apenas potência bruta. Neste mês de agosto, o Porsche 959, verdadeiro divisor de águas no mundo dos superesportivos completa 30 anos. Enquanto Ferrari e Lamborghini ainda engatinhavam na eletrônica, o 959 juntou o que havia de mais moderno e foi para as ruas. O motor de seis cilindros contrapostos gerava 450 cv a 6.500 rpm e torque de 51 kgfm a 5.500.
Seu projeto surgiu para testar algumas inovações tecnológicas para o 911, pois o motor antigo estava sofrendo bastante com rígidas leis de emissão de poluentes. Com o desafio de renovar a marca, os engenheiros capricharam em um projeto totalmente inovador, com tração integral, motor biturbo sequencial e carroceria em Kevlar – material resistente e leve. O conceito foi apresentado no Salão de Frankfurt, Alemanha, em 1983, batizado de Gruppe B.
O nome do protótipo era a dica. A fábrica mostrou ao mundo essas inovações no saudoso Grupo B do mundial de Rali, onde as máquinas tinham preparação quase ilimitada. Porém, a consagração veio na África, onde o Porsche 959 terminou em primeiro lugar no Rali Paris-Dakar de 1986. Para cumprir com as regras da categoria, o carro deveria ser produzido em massa. Sua versão de rua foi apresentada no mesmo Salão, em 1985, dois anos depois da exibição do conceito.
O 959 que chegou às lojas em 1986 contava com motor seis cilindros boxer 2.8 ainda refrigerado a ar com direito a duas turbinas sequencias (não eram dois turbocompressores). A primeira turbina girava até de 4.000 rpm e a segunda entrava em ação até os 7.800 rpm. O carro já contava com controle de tração e a suspensão usava amortecedores ligados a um sistema hidráulico que gerenciava a altura. A carroceria foi desenvolvida para ser leve e por isso foi construída utilizando Kevlar, com portas e capô em alumínio. Os para-lamas eram fabricados de fibra de vidro com aramida. Toda essa inovação só foi parar em outros esportivos nos anos 1990. Parabéns, Porsche 959!
Veja também
História
Trazida ao Brasil por Ayrton Senna, Audi celebra 30 anos de atuação no país
História
Protótipo EA 276 que antecedeu o Golf foi um dos carros mais feios da VW
História
Volkswagen lança Certificado de Veículos Clássicos no Brasil
História
Ônibus Mercedes da Copa de 1974 tinha torneira de cerveja, toca fitas e outras exclusividades
História
O Porsche que nunca foi comercializado: O conceito esquecido de um modelo do Cayenne conversível
História