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História

O revolucionário Porsche 959 completa 30 anos

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Ele foi o primeiro Porsche de rua a atingir 300 km/h, e mostrou que o caminho para os supercarros do futuro era a tecnologia e não apenas potência bruta. Neste mês de agosto, o Porsche 959, verdadeiro divisor de águas no mundo dos superesportivos  completa 30 anos. Enquanto Ferrari e Lamborghini ainda engatinhavam na eletrônica, o 959 juntou o que havia de mais moderno e foi para as ruas. O motor de seis cilindros contrapostos gerava 450 cv a 6.500 rpm e torque de 51 kgfm a 5.500.

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Seu projeto surgiu para testar algumas inovações tecnológicas para o 911, pois o motor antigo estava sofrendo bastante com rígidas leis de emissão de poluentes. Com o desafio de renovar a marca, os engenheiros capricharam em um projeto totalmente inovador, com tração integral, motor biturbo sequencial e carroceria em Kevlar – material resistente e leve. O conceito foi apresentado no Salão de Frankfurt, Alemanha, em 1983, batizado de Gruppe B.

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O nome do protótipo era a dica. A fábrica mostrou ao mundo essas inovações no saudoso Grupo B do mundial de Rali, onde as máquinas tinham preparação quase ilimitada. Porém, a consagração veio na África, onde o Porsche 959 terminou em primeiro lugar no Rali Paris-Dakar de 1986. Para cumprir com as regras da categoria, o carro deveria ser produzido em massa. Sua versão de rua foi apresentada no mesmo Salão, em 1985, dois anos depois da exibição do conceito.

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O 959 que chegou às lojas em 1986 contava com motor seis cilindros boxer 2.8 ainda refrigerado a ar com direito a duas turbinas sequencias (não eram dois turbocompressores). A primeira turbina girava até de 4.000 rpm e a segunda entrava em ação até os 7.800 rpm. O carro já contava com controle de tração e a suspensão usava amortecedores ligados a um sistema hidráulico que gerenciava a altura. A carroceria foi desenvolvida para ser leve e por isso foi construída utilizando Kevlar, com portas e capô em alumínio. Os para-lamas eram fabricados de fibra de vidro com aramida. Toda essa inovação só foi parar em outros esportivos nos anos 1990. Parabéns, Porsche 959!

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