Publicado em
Curiosidades
Primeiro carro de Fórmula 1 da Lotus será leiloado
É um veículo simples, mas repleto de história. O Lotus 12, o primeiro carro de Fórmula 1 da fabricante britânica Lotus, será leiloado pela Bonhams no próximo dia 10 de maio, em um evento em Mônaco.
Projetado sob a supervisão do fundador da Lotus, Colin Chapman, o modelo disputou oito corridas entre 1957 e 1959, tanto na Fórmula 1 como na Fórmula 2, já que o regulamento da época permitia o intercâmbio entre as duas categorias. Foi neste carro também que o lendário piloto britânico Graham Hill estreou na categoria máxima do automobilismo, no Grande Prêmio de Mônaco de 1958.
Embora seja um carro particularmente histórico, o modelo teve uma carreira pouco gloriosa. Os melhores resultados obtidos pelo modelo foram dois segundos lugares em corridas da F2.
Como todas as máquinas criadas pela fabricante britânica, o Lotus 12 é extremamente leve. O carro construído com alumínio aeronáutico pesa apenas 317 kg. Equipado com um motor Coventry Climax de quatro cilindros em linha de 141 cv, o bólido tem uma relação peso/potência de meros 2,2 kg por cv. A transmissão sequencial de 5 marchas do modelo também é das mais curiosas, com uma alavanca no lado esquerdo do cockpit.
Cabine ideal para pilotos canhotos; repare na alavanca da transmissão no lado esquerdo (Divulgação)
Após o encerramento da temporada de corridas em 1958, o modelo foi comprado por John Fisher, famoso engenheiro britânico que posteriormente fez carreira na Ferrari colaborando em projetos de carros de Fórmula 1 e de rua. Em 1959, o monoposto foi adquirido pelo empresário australiano Frank Gardner, que planejava continuar competindo com o Lotus, mas logo o vendeu.
Ao longo das últimas décadas, o carro teve mais alguns proprietários até ser adquirido, em 1991, pelo dono atual, o entusiasta britânico Mike Bennett, que restaurou completamente o carro.
A casa de leilões Bonhams estima que o Lotus 12 deva ser leiloado por valores entre 290.000 euros e 390.000 euros, o equivalente a cerca de R$ 1,5 milhão e R$ 2,1 milhões. Por ser um carro tão histórico, está até barato.
Veja também
Cultura
Grandes marcas de carros que nós nunca vimos
Cultura
Lubrificantes atuais têm aditivos na fórmula
Carros de passeio
BUGATTI CHIRON, PAGANI UTOPIA E FERRARI 812: ATRAÇÕES CONFIRMADAS PARA O FESTIVAL INTERLAGOS 2025
Cultura
A polêmica do design retrô em motos e carros
Cultura
Lista dos eletropostos instalados pela Volvo, no Brasil
Carros de passeio