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Performance

Pronto para estrear nas corridas em 2023, novo Porsche 911 GT3 R está mais aerodinâmico e potente

A semana começou com novidades para a Porsche. O ano de 2022 ainda não acabou, mas a fabricante alemã já está pensando na temporada de 2023 do calendário Motorsport. A montadora acaba de apresentar o novo modelo do 911 GT3 R focado em competições. O superesportivo vem de um desenvolvimento que começou lá em 2019, e hoje apresenta as novidades que foram melhoradas desde então. 

Nesta nova versão, a Porsche decidiu focar em melhorar a dirigibilidade, manuseio e também os custos de manutenção em corrida. Por se tratar de um veículo comercializado livremente, mas homologado apenas para o uso em pista, as mudanças foram projetadas para tornar o carro de corrida mais fácil de dirigir, já que o exemplar poderá ser pilotado tanto por condutores profissionais quanto motoristas gentleman drivers que usam o motorsport como hobby. 

As novidades mecânicas começam com os novos amortecedores KW com cinco configurações de ajuste, acompanhados de um novo conjunto de suspensão, tipo duplo A na dianteira e multilink na traseira. O novo GT3 agora está mais preciso, o que consequentemente reduz o desgaste dos pneus traseiros. As mudanças permitiram que a parte inferior da carroceria ficasse elevada para melhorar o fluxo de ar, potencializando o trabalho do difusor traseiro. Tudo isso sem aumentar o arrasto aerodinâmico.

A distância de entre eixos também mudou de 2.459 milímetros para 2.507 mm. A Porsche realizou modificações precisas, mas mesmo assim precisou realocar alguns componentes auxiliares do conjunto mecânico. O motor foi inclinado em 5,5 graus para melhorar o espaço do difusor inferior da carroceria. Mesmo com essas alterações, a fabricante afirma que houve melhorias na distribuição de peso e no equilíbrio do carro. 

Divulgação/Porsche

O Porsche 911 GT3 R 2023 está mais potente em relação à antiga geração. Debaixo do capô são 565 cv de potência em um motor seis cilindros boxer de 4,2 litros naturalmente aspirado. O superesportivo vem equipado com o câmbio do 911 GT3 Cup, um sequencial de 6 velocidades com paddle-shifts. Informações mais completas e a ficha técnica de desempenho não foram divulgados pela marca. 

Seguindo as normas atualizadas da FIA, a montadora alemã promoveu mudanças na gaiola de proteção do piloto. O banco também foi alocado para uma parte mais central do carro, atendendo os novos requisitos de segurança contra impactos. Para compensar o assento fixo, os pedais e volante são ajustáveis. O cinto de banco, também conta com novas fivelas que promovem a troca de piloto mais rápida durante as corridas de longa duração.  

Escalado apenas para 2023, o novo 911 GT3 R (992) já visualiza o começo da temporada GT3 em janeiro do ano que vem, estreando na tradicional corrida das 24 de Daytona. O modelo focado em corridas, só está disponível para compra através da Porsche Motorsport North America para clientes nos Estados Unidos e Canadá, com o preço partindo dos US$ 567.210. O exemplar também está compatível com o regulamento das  24 Horas de Le Mans e pela primeira vez poderá participar.

Divulgação/Porsche