Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
História

Protótipo EA 276 que antecedeu o Golf foi um dos carros mais feios da VW

VW EA 276

A Volkswagen rendeu-se à nostalgia. Recentemente, a fabricante alemã revisitou a história do EA 276, o carro conceito que serviu de base para o projeto do Golf, que neste ano completa 50 anos de presença contínua no mercado.

Criado para substituir o Fusca, a primeira geração do Golf foi uma evolução do EA 276. E ainda bem que isso aconteceu, caso contrário aquele que seria o principal produto da VW poderia ter nascido com um design extremamente questionável e obsoleto.

VW EA 276

O trabalho de redesenhar o EA 276 e transformá-lo no Golf coube ao designer Giorgetto Giugiaro (divulgação)

Embora fosse posicionado na dianteira, o motor do EA 276 ainda era o mesmo do Fusca, um propulsor na configuração boxer (com cilindros contrapostos) e refrigerado a ar. No entanto, como a própria VW relembrou, “os dias desta tecnologia estavam chegando ao fim”. Era o começo da era dos motores arrefecidos a água e na disposição em linha, além do emprego de tração nas rodas dianteiras – até então, o mais comum era a tração traseira, disposição que também “roubava” espaço do interior dos carros.

VW EA 276

Protótipo foi testado pela Volkswagen em 1969, mas o visual não agradou (Divulgação)

Por outro lado, o protótipo já contava com elementos que tornariam o Golf um carro tão diferente quando foi lançado. Com o motor na parte frontal, o carro ganhou mais espaço na cabine e, sobretudo, na parte traseira, permitindo aos designers da VW criar um porta-malas mais avantajado e prático de ser usado. O EA 276, porém, era feio de doer.

Giugiaro transformou o EA 276 no Golf

A total falta de beleza do EA 276 foi contornada por Giorgetto Giugiaro. Desenhar o Golf foi um dos primeiros trabalhos aceitos pelo estúdio fundado pelo designer italiano, o Italdesign Giugiaro, que iniciou as atividades com sua própria marca em 1969.

VW EA 276

Motor do EA 276 era o mesmo do Fusca, mas posicionado na parte frontal (Divulgação)

Antes de chegar ao desenho final do que seria o primeiro Golf, Giugiaro projetou, em 1970, o EA 337, que era uma versão refeita do EA 276 com importantes alterações. Curiosamente, esse protótipo parece um “rascunho” do primeiro Volkswagen Gol lançado no Brasil, em 1981.

VW EA 276

Interior do EA 276: foco era produzir um carro prático e fácil de manter (Divulgação)

O EA 337, ao contrário do protótipo anterior, era um carro com design mais acertado, com formas equilibradas e com a típica fluidez “quadrada” dos anos 1970. Em 1971, Giugiaro entregou a versão final do projeto, que em seguida passaria apenas por ajustes aerodinâmicos nas instalações da Volkswagen em Leipzig, na Alemanha. Três anos depois, o carro batizado como Golf chegaria ao mercado europeu e o resto é história.

VW EA 377

Rascunho do Gol brasileiro? EA 377 era uma versão redesenhada do EA 276 (Divulgação)

EA 276 será exposto em evento de clássicos

Provando que não tem vergonha de seu passado, a Volkswagen, no ritmo das celebrações dos 50 anos do Golf, preparou uma exposição sobre o seu produto mais famoso.

Um exemplar do primeiro Golf de produção, com uma chamativa pintura em amarelo brilhante, e uma rara unidade do EA 276 serão expostos lado a lado no evento de carros antigos Bremen Classic Motorshow, na Alemanha, entre os dias 2 e 4 de fevereiro.

VW EA 276

Golf MK1 e o EA 276 serão expostos lado a lado no Bremen Classic Motorshow, na Alemanha (Divulgação)