Publicado em
Curiosidades
Raro Mercedes-Benz G 63 AMG 6×6 está à venda, mas ninguém quer comprar
Classificados de venda de carros raros, produzidos em tiragens limitadas, são semelhantes aos leilões de obras de arte de um renomado artista: os veículos são geralmente vendidos rapidamente para colecionadores que apreciam sua exclusividade e valor histórico. No entanto, há uma exceção: a oferta de um exótico Mercedes-Benz G 63 AMG 6×6 em Miami, que espera por um comprador há mais de cinco meses.
O dono da gigantesca picape baseada na Classe G da Mercedes-Benz, com o sistema radical de tração 6×6, pede US$1.225.000 (cerca de R$ 6 milhões) na máquina, pelo Ebay.
A oferta na plataforma é do tipo classificado: quem pagar leva o monstro pra casa. O anúncio entrou no site em setembro do ano passado e será retirada no próximo dia 18 de janeiro, caso não haja um comprador até lá.
Dados no site apontam que o G 63 AMG 6×6 à venda é um modelo produzido em 2014 e soma apenas 7.000 milhas (11.265 km) no hodômetro. Toda a mecânica e os itens de segurança do Mercedão foram checados e estão em ordem. Mesmo assim não tem arrisque arrisque apertar o botão de comprar.
G 63 AMG 6×6: gigante exótico
Enorme, com 5,8 metros de comprimento por 2,1 m de largura e 2,2 m de altura, o G 63 AMG 6×6 foi dos maiores carros de rua já produzidos na história. E também um dos mais pesados, passando de quatro toneladas (4.105 kg vazio).
Todo esse peso é empurrado pelo motor V8 biturbo 5.5 litros de 536 cv e 77,2 kgfm de torque. Segundo dados da marca alemã, o G 63 AMG 6×6 acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e alcança máxima de 160 km/h. A transmissão é automática sequencial, com sete marchas e tração integral nas seis rodas.
Tome-lhe roda! O veículo tem tração total nas seis rodas e sistema de regulagem de pressão dos pneus (Ebay)
A parte mais intrigante desse colosso, o sistema de tração tem um funcionamento interessante: 30% da força vai para as rodas dianteiras, 40% para as intermediárias e 30% na traseira.
O veículo conta ainda com um sistema que permite reduzir ou aumentar a pressão do pneus, um recurso muito importante para o off-road no deserto – além das várias rodas, é claro. Ele ainda possui cinco travas eletrônicas de diferencial, que podem proporcionar 100% de travamento das seis rodas, operadas por três interruptores no painel.
É um carro para subir dunas e terrenos extremos. Não à toa, boa parte dos G 63 AMG 6×6 foram vendidos no Oriente Médio, região com muitos desertos (e também com grandes reservas de petróleo e “montanhas” de dinheiro).
O G 63 AMG 6X6 tem motor V8 biturbo 5.5 de 536 cv; vai de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos (eBay)
O Mercedes-Benz G 63 AMG 6×6 foi fabricado de 2013 até 2015, em Magna Steyr, na Áustria, onde o Classe G é produzido desde 1979. A produção do modelo com seis rodas alcançou cerca de 100 unidades. No período em que foi vendido pela montadora alemã, o veículo custava US$ 525.000 (cerca de R$ 2,5 milhões) nos EUA.
G 63 AMG 6×6 é a versão civil de um veículo militar
Embora tenha sido oferecido como um carro de alto luxo, o G 63 AMG 6×6 tem uma raíz prática. A picape com tração nas seis rodas é derivada de um Mercedes Classe G de uso militar desenvolvido para Exército da Austrália, em 2007.
Versão militar do Mercedes-Benz G 63 AMG 6×6 (Australian Army)
Assim como no Oriente Médio, onde o modelo civil com seis rodas fez sucesso, a Austrália também tem uma grande área desértica, onde as capacidades off-road do veículo militar podem ser aproveitadas. Os jipões Classe G (em versões 4×4 e 6×6) do Exército da Austrália podem ser configurados para diferentes serviços com instalação de componentes, como baús de carga e metralhadoras.
VEJA MAIS:
Fusca preparado vira um animal selvagem com motor turbo de Subaru
Parece carro, mas é barco: Seacar vira sensação no litoral brasileiro
Veja também
Cultura
Grandes marcas de carros que nós nunca vimos
Cultura
Lubrificantes atuais têm aditivos na fórmula
Carros de passeio
BUGATTI CHIRON, PAGANI UTOPIA E FERRARI 812: ATRAÇÕES CONFIRMADAS PARA O FESTIVAL INTERLAGOS 2025
Cultura
A polêmica do design retrô em motos e carros
Cultura
Lista dos eletropostos instalados pela Volvo, no Brasil
Carros de passeio