Publicado em
Elétricos e híbridos
Renault R5 Turbo 3E, é um hot hatch elétrico com 380 cv para fazer bons drifts na pista
A Renault havia prometido “um ano pop e cheio de surpresas” quando deu início às comemorações do 50º aniversário do Renault 5, um de seus ícones mais proeminentes. Para dar sequências a suas homenagens, a fabricante francesa lançou nesta quinta-feira um modelo para aqueles entusiastas que curtem velocidade e muito drifting, mas sem emissões de carbono.
O novo R5 turbo 3E é aquele carro para os puristas, que mesmo sendo uma receita totalmente elétrica, irá tirar bons sorrisos do condutor que estiver pilotando. O veículo reimagina a icônica lenda do rally Renault 5 Turbo e se inspira nos videogames retrô para ter esse design “quadrado” e imponente
Apesar de ser um veículo com motorização totalmente elétrica, a forma de sua carroceria é muito parecida com o R5 Turbo original. A a dianteira recebeu quatro faróis de neblina de pixel no para-choque, além de três aberturas retangulares amarelas e ganchos de reboque roxos.
Divulgação
Na lateral, o conjunto de rodas foi desenhado em um formato aerodinâmico, possivelmente para auxiliar os dutos que aparecem em um tom lúgubre de amarelo. Chegando na parte traseira, o novo R5 turbo tem um aerofólio gigantesco, enquanto o para-choque foi substituído por difusor cavernoso. Os faróis e lanternas traseiras foram trocados por finas tiras de LED.
Sob o capô, uma bateria de íons de lítio de 42 kWh alimentando serão dois motores elétricos capazes de entregar um total de 380 cv e 71,4 kgfm de torque, o suficiente para o esportivo acelerar de zero a 100 km/h em 3,5 segundos, com uma velocidade máxima de 200 km/h. O peso total do R5 é de 1.500 kg, o que é relativamente leve, quando se tem bastante força no propulsor elétrico. A bateria promete a carga completa em cerca de duas horas, quando utilizado um carregador de 380V e 32A.
O conceito elétrico tem gaiola aprovada pela FIA, com a construção feita em um chassi tubular. O compacto, tem 2,02 metros de largura, 4,00 m de comprimento, 1,32 m de altura e um entre-eixos medindo 2,54 m. Apesar de pequeno, o R5 é bem encorpado usando pneus dianteiro de 225/35 R19 e os traseiros 325/25 R20. Para ajudar os YouTubers nas filmagens, o novo lançamento da Renault já vem com 10 locais para prender suporte das câmeras, tanto no interior quanto no exterior.
O Renault R5 Turbo 3E estará exposto no mês que vem, durante o Salão de Paris (França). O exemplar também fará a sua estreia na competição Chantilly Arts & Elegance 2022 em 25 de setembro. O que todos nós esperamos, é poder ver em breve esse elétrico superpotente realizando belos drifts na pista.
Divulgação
Veja também
Carros de passeio
Novas picapes Tremor, da Ford, estão chegando!
Carros de passeio
REVO na maior feira de Segurança e Defesa
Elétricos e híbridos
GWM inicia pré-venda do suv Tank
Elétricos
Porsche Macan elétrico já é blindado no Brasil
Carros de passeio
Festival Interlagos confirma participação da BMW, na edição Motos e Automóvel
Elétricos e híbridos