Publicado em
Performance
Rimac Nevera marca novo recorde mundial em velocidade de marcha-à-ré
Em 1967, o Lamborghini Miura tornou-se o carro de produção mais rápido do mundo, utilizando toda a potência do seu motor V12 para ser o primeiro a ultrapassar a barreira dos 270 km/h. Com o passar dos anos, os carros evoluíram e novos recordes foram surgindo, é o caso do Rimac Nevera, atualmente o carro mais rápido do mundo em velocidade final no sentido normal à frente e agora no sentido reverso, superando o recorde estabelecido há mais de 20 anos por um Caterham 7 Fireblade (165 km/h).
Testemunhado pelo Guinness World Records e verificado usando dados medidos pela Dewesoft, o Nevera agora detém oficialmente o título do GUINNESS para a velocidade mais rápida em marcha à ré (275,74 km/h). O teste foi realizado nas instalações da Automotive Testing Papenburg, na Alemanha, na mesma pista em que o Nevera – no início deste ano – tinha quebrado mais de 20 recordes de aceleração e frenagem num único dia, bem como ao local da sua corrida de velocidade máxima recorde (412 km/h).
Sob o capô, o Nevera possui um conjunto mecânico resumido em quatro motores elétricos produzidos sob medida. Essa configuração é capaz de produzir 1.940 cv de potência e 240,6 kgfm de torque. A bateria em formato de H é feita de lítio, manganês e níquel, possibilitando uma autonomia de até 547 quilômetros. Ao contrário de um carro com motor de combustão interna, ou mesmo de alguns carros elétricos, o sistema de transmissão do Nevera não tem marchas – os quatro motores individuais vão para trás ou para frente na mesma velocidade.
Construído na sede da Rimac, próximo a Zagreb, na Croácia. O superesportivo EV foi lançado em agosto de 2023, com a primeira unidade entregue ao ex-piloto de Fórmula 1 Nico Rosberg. O potencial da fabricante surpreendeu o mercado automotivo, e atualmente a marca tem a Bugatti sobre o controle da montadora.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance