Cultura

Só as vans ANIMAIS da FORD, em Goodwood

SuperVans em Goodwood

O Festival da Velocidade de Goodwood 2025 reuniu fãs do automobilismo de todo o mundo, na Inglaterra, em quatro dias de exposição. Além de novos modelos de performance, como a Raptor T1+, a picape elétrica F-150 Lightning SuperTruck e o supercarro Mustang GTD, a Ford exibiu no evento, pela primeira vez, as cinco gerações da SuperVan juntas, dando início à comemoração de 60 anos da Transit.

Um dos fatores do sucesso da primeira Transit, lançada em 1965, foi oferecer o mesmo padrão de dirigibilidade de um carro, diferentemente das outras vans da época. E essa característica não foi obra do acaso. A Ford tradicionalmente utilizou o conhecimento adquirido nas pistas para refinar o comportamento de direção dos seus veículos.

“Só a Ford seria capaz de unir dois mundos aparentemente tão desconexos – o das vans de trabalho e do automobilismo – ao longo de mais de meio século com as SuperVans, porque só a Ford tem uma história tão rica em ambos”, diz Jay Ward, diretor de Comunicação da Ford Performance.

Laboratório de tecnologia

A primeira SuperVan foi criada em 1971 como veículo de demonstração. Baseada na primeira geração da Transit, ela era equipada com o mesmo motor central V8 do Ford GT40, que conquistou vitórias lendárias em Le Mans e atingia mais de 240 km/h.

A SuperVan 2, apresentada em 1983, usava um motor Cosworth V8 de mais de 590 cv do modelo de corrida C100 e chegava a 280 km/h. A SuperVan 3, criada em 1994, era movida por um motor Cosworth de 650 cv, compartilhado com os carros de F1 da época.

A SuperVan 4, desenvolvida pela Ford Performance em parceria com a Stard sobre a Transit de quarta geração, foi a primeira totalmente elétrica. Com quatro motores, cerca de 2.000 cv de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos, foi apresentada no Festival de Goodwood de 2022.

Em 2023, a SuperVan 4 foi reconstruída como SuperVan 4.2, projetada especialmente para a subida de montanha Pikes Peak International Hill Climb, a qual venceu na categoria Open. A SuperVan 4.2 também venceu em 2024 a Hillclimb Shoot-Out, prova mais emocionante do Goodwood Festival, pilotada por Romain Dumas.

Este ano o piloto repetiu o feito, agora com a Ford F-150 Lightning SuperTruck, superando todos os veículos elétricos e a combustão na subida da montanha com o tempo de 43,23 segundos. A picape possui três motores elétricos que geram impressionantes 1.400 cavalos de potência e aerodinâmica avançada para maximizar o downforce e desempenho em curvas.

“Protótipos como as nossas SuperVans e a SuperTruck servem para testar novas tecnologias e expandir a compreensão do que é possível. Cada vez que as levamos aos seus limites, descobrimos algo novo sobre capacidade dos motores elétricos, desempenho da bateria ou captura e uso de dados em tempo real para aprimorar nossa próxima geração de veículos”, destaca Jay Ward.