Publicado em
Cultura
Só as vans ANIMAIS da FORD, em Goodwood
O Festival da Velocidade de Goodwood 2025 reuniu fãs do automobilismo de todo o mundo, na Inglaterra, em quatro dias de exposição. Além de novos modelos de performance, como a Raptor T1+, a picape elétrica F-150 Lightning SuperTruck e o supercarro Mustang GTD, a Ford exibiu no evento, pela primeira vez, as cinco gerações da SuperVan juntas, dando início à comemoração de 60 anos da Transit.
Um dos fatores do sucesso da primeira Transit, lançada em 1965, foi oferecer o mesmo padrão de dirigibilidade de um carro, diferentemente das outras vans da época. E essa característica não foi obra do acaso. A Ford tradicionalmente utilizou o conhecimento adquirido nas pistas para refinar o comportamento de direção dos seus veículos.
“Só a Ford seria capaz de unir dois mundos aparentemente tão desconexos – o das vans de trabalho e do automobilismo – ao longo de mais de meio século com as SuperVans, porque só a Ford tem uma história tão rica em ambos”, diz Jay Ward, diretor de Comunicação da Ford Performance.
Laboratório de tecnologia
A primeira SuperVan foi criada em 1971 como veículo de demonstração. Baseada na primeira geração da Transit, ela era equipada com o mesmo motor central V8 do Ford GT40, que conquistou vitórias lendárias em Le Mans e atingia mais de 240 km/h.
A SuperVan 2, apresentada em 1983, usava um motor Cosworth V8 de mais de 590 cv do modelo de corrida C100 e chegava a 280 km/h. A SuperVan 3, criada em 1994, era movida por um motor Cosworth de 650 cv, compartilhado com os carros de F1 da época.
A SuperVan 4, desenvolvida pela Ford Performance em parceria com a Stard sobre a Transit de quarta geração, foi a primeira totalmente elétrica. Com quatro motores, cerca de 2.000 cv de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos, foi apresentada no Festival de Goodwood de 2022.
Em 2023, a SuperVan 4 foi reconstruída como SuperVan 4.2, projetada especialmente para a subida de montanha Pikes Peak International Hill Climb, a qual venceu na categoria Open. A SuperVan 4.2 também venceu em 2024 a Hillclimb Shoot-Out, prova mais emocionante do Goodwood Festival, pilotada por Romain Dumas.
Este ano o piloto repetiu o feito, agora com a Ford F-150 Lightning SuperTruck, superando todos os veículos elétricos e a combustão na subida da montanha com o tempo de 43,23 segundos. A picape possui três motores elétricos que geram impressionantes 1.400 cavalos de potência e aerodinâmica avançada para maximizar o downforce e desempenho em curvas.
“Protótipos como as nossas SuperVans e a SuperTruck servem para testar novas tecnologias e expandir a compreensão do que é possível. Cada vez que as levamos aos seus limites, descobrimos algo novo sobre capacidade dos motores elétricos, desempenho da bateria ou captura e uso de dados em tempo real para aprimorar nossa próxima geração de veículos”, destaca Jay Ward.
Veja também
Cultura
Grandes marcas de carros que nós nunca vimos
Cultura
Lubrificantes atuais têm aditivos na fórmula
Carros de passeio
BUGATTI CHIRON, PAGANI UTOPIA E FERRARI 812: ATRAÇÕES CONFIRMADAS PARA O FESTIVAL INTERLAGOS 2025
Cultura
A polêmica do design retrô em motos e carros
Cultura
Lista dos eletropostos instalados pela Volvo, no Brasil
Carros de passeio