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Toyota Etios X 1.3 automático: por que ele é uma ótima compra?
O Toyota Etios X 1.3 AT 2019 tem pontos negativos como qualquer outro carro, mas mesmo assim o hatch é uma excelente opção de compra. Com preço sugerido de R$ 55.490, ele é o automático mais barato do Brasil na atualidade.
Seu motor é um 1.3 flex de até 98 cv e 13,1 kgfm, combinado com um câmbio automático de quatro marchas. É a mesma transmissão da antiga geração do Corolla, que, apesar de não ser um equipamento atual, casou bem com o propulsor do compacto, garantindo trocas suaves e agilidade em acelerações e retomadas de velocidade.
O comportamento dinâmico não faz parte mesmo dos aspectos que desagradam neste modelo. Além do desempenho satisfatório, o Etios empolga o motorista com boas médias de consumo de combustível. Abastecido com etanol, ele faz 8,2 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. Com gasolina, registra 11,8 km/l e 13,3 km/l, respectivamente. Os dados são do Inmetro.
Durante a semana em que avaliamos a versão X 1.3 automática, a média combinada entre trecho urbano e rodoviário foi de 8,2 km/l no etanol, sempre fazendo uso do ar-condicionado, respeitando os limites de velocidade, mas dando umas pisadas mais fortes no pedal do acelerador quando possível. É, portanto, um carro bastante econômico.
No quesito conforto, outra alegria para quem comprar este Toyota, que faz jus à marca com um ótimo acerto de suspensões. O Etios absorve bem as imperfeições do piso sem maltratar os ocupantes e sua carroceria demonstra firmeza satisfatória em curvas. A segurança é reforçada pelos controles de tração e estabilidade, itens de série desde a configuração de entrada. Graças a esses dois recursos, há também o assistente de partida em rampa, que mantém o carro parado por alguns segundos após o condutor tirar o pé do freio em uma subida, por exemplo.
O espaço interno do Etios é generoso. Com 2,46 metros de entre-eixos, ele acomoda bem três adultos no banco de trás, sem deixar as pernas ou a cabeça espremidas. O duto central quase plano favorece quem viaja no meio e há cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça para todos. O porta-malas, contudo, poderia ser um pouco maior; tem volume de apenas 270 litros.
Mas e os pontos negativos do Etios? Eles estão relacionados a nível de acabamento e detalhes de design. Este hatch, mesmo com várias melhorias de aparência desde o seu lançamento em 2012, ainda não convence muito no estilo. Por dentro, outro ponto de discórdia é o quadro de instrumentos digital posicionado no centro do painel, uma solução até interessante no início dos anos 2000, mas pouco atrativa nos dias atuais. Vale lembrar que outro carro da Toyota, o híbrido Prius, também segue esse padrão.
E como pode um carro de mais de R$ 50 mil não vir equipado com sistema de som e, tampouco, oferecê-lo como opcional? Pois é, trata-se de mais um item para a lista de dislikes.
FICHA TÉCNICA
Motor: 1.3, 16V, flex
Potência: 98 cv a 5.600 rpm
Torque: 13,1 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: Automático, 4 marchas
Tração: dianteira
Suspensões: McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira
Freios: discos ventilados na dianteira, tambores na traseira
Direção: elétrica
Rodas: 175/65 R14
Comprimento: 3,88 m
Altura: 1,51 m
Largura: 1,69 m
Entre-eixos: 2,46 m
Porta-malas: 270 litros
Tanque: 45 litros
Peso: 945 kg
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