Publicado em
Picapes
Volkswagen apresenta a segunda geração da Amarok com novo design e evoluções no visual, mecânica e acabamento
Depois de muito suspense, a Volkswagen finalmente apresentou nesta semana a nova Amarok. A picape chega em sua segunda geração cheia de novidades e trazendo um design totalmente remodelado. Para a infelicidade dos fãs, a nova camionete da VW não tem indícios de que será vendida aqui no Brasil.
Mesmo com novas tecnologias, a Amarok seguiu com os motores a combustão, sem ganhar um conjunto híbrido. A picape será fabricada na África do Sul para ser vendida na Europa e no Oriente Médio. E também em países como Austrália e Nova Zelândia. O mercado nacional ainda está pra receber uma reestilização da primeira geração.
A nova Amarok ficou bem diferente ganhando as novas linhas da Volkswagen com traços retos e horizontais como podemos perceber na dianteira. O volume nas laterais também é novidade. Mas a picape da VW tem um segredo: Está compartilhando o mesmo chassi da Ford Ranger graças a aliança das duas fabricantes que foi firmada em 2019.
Mesmo com traços vindos da Ranger, é difícil dizer que a Amarok parece um veículo Ford, isso acontece porque a VW foi cuidadosa e conseguiu criar uma personalidade própria para a sua picape. Se formos citar algo parecido, temos apenas as janelas e os retrovisores que vieram da “coirmã”. Fora isso, a camionete da fabricante alemã seguiu sendo retilínea no restante da carroceria.
Na traseira, por sua vez, a picape ficou com um tom futurista estreando o novo estilo das lanternas em formato de C, mas mantendo a tampa da caçamba com uma aparência grande e com o logo VW centralizado. A capacidade de carga varia entre 1.000 kg e 1.160 kg, e a de reboque chega a 3.500 kg.
No interior, estreou o quadro de instrumentos digital, que até o momento era algo que ainda não existia na picape. O desenho do painel segue a nova linguagem VW com linhas quadradas e na parte central uma multimídia com um estilo que lembra os carros da Tesla. Uma tela de grande de 12 polegadas posicionada de forma vertical.
A Amarok vai ter uma linha bem ampla de motores com algumas peculiaridades. Em opções de 209 cv, a picape vem equipada com o câmbio automático de 10 marchas. Já nas versões de 204 cv, o cliente poderá optar entre a versão com câmbio manual de 6 marchas ou automático.
Confira todas opções de motores:
-2.0 turbodiesel de 150 cv (exclusivo para o mercado africano)
-2.0 turbodiesel de 170 cv
-2.0 biturbo a diesel de 204 ou 209 cv (potência varia entre mercados)
-V6 3.0 turbodiesel de 241 ou 250 cv (potência varia entre mercados).
-2.3 turbo a gasolina de 302 cv (origem Ford)
Entre os novos equipamentos tecnológicos a nova VW Amarok oferece: sistema de estacionamento semi-autônomo, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa com centralizador de faixa, câmera 360°, monitoramento de pontos cegos, faróis de LEDs matriciais com sistema I.Q. Light (iluminação dinâmica), central com Android Auto e Apple CarPlay e sistema de som Harman Kardon.
Veja também
Picapes
Última dança do V8: Ram 1500 Classic R/T é limitada em 100 unidades
Picapes
Clientes pedem e picape Jeep Gladiator ganha opção de pintura cor-de-rosa
Picapes
Toda preta, Rampage estreia em nova versão Laramie Night Edition
Picapes
Segunda geração da Fiat Strada alcança meio milhão de unidades produzidas
Picapes
Nova picape Chevrolet S10 tem pré-venda iniciada por R$ 281.190
Picapes