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Aceleramos o Peugeot 408 THP no dinamômetro FULLPOWER
Não existe um motor igual ao outro, mesmo que sejam montados da mesma maneira, no mesmo dia, lado a lado. Na hora de funcionar, um vai ser mais potente. Bem pouco, mas vai. Se ele for turboalimentado, a diferença pode ser ainda maior. Além da eficiência do motor, existe a variação de um compressor para o outro e, ainda mais importante, a calibração do motor. Essa teoria é comprovada pelo resultado do dinamômetro deste 408 THP, equipado com o mesmo conjunto de motor e câmbio do C4 Lounge, teoricamente de 165 cv. Em nossos testes, marcou 182,9 cv, totalizando 17,9 cv a mais. O número é muito próximo ao do Citroën.
De acordo com Bruno Herrera, “Poucas mudanças na calibração de cada montadora podem gerar tais diferenças, assim como o combustível, de qualidade oscilante nos postos”, afirma. Na prática, a Peugeot declara um 0 a 100 km/h mais rápido do que o C4, com 8s3, mesmo sendo mais pesado — 1.527 kg contra 1.423 kg. Acerto de suspensão diferenciado pode ser o culpado por essa diferença de meio segundo. Na tocada, no entanto, ele traz um pouco menos de emoção na condução, com maior rolagem de carroceria e resposta de volante mais conservadora. Para prepará-lo, no entanto, mesmo procedimento: 30 cavalos na eletrônica!
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