Publicado em
Performance
Volkswagen Up TSI ganha quase 20 cv com preparação eletrônica nacional [vídeo]
Texto: João Mantovani
Durante muito tempo, a preparação eletrônica com os famosos “chips de potência” dominou a cena nas oficinas especializadas. Hoje, ele não está mais na moda e as alterações dos parâmetros em busca de cavalos extras é muito mais simples, eficiente e até mais barata. Um bom exemplo é a nova interface da Herrera Motorsports, um piggyback desenvolvido no Brasil (e também para nosso combustível), especialmente voltado para carros turbo. Não sabe o que é piggyback? CLIQUE AQUI e entenda essa tecnologia. “Por muitos anos, preparamos carros com interfaces importadas. Hoje, temos um produto feito especialmente para o mercado brasileiro”, explica Bruno Herrera, durante o teste de um VW Up! TSI em seu dinamômetro.
Entre as vantagens do piggyback, segundo o preparador, está a velocidade de instalação, pois para a linha VW e Audi, por exemplo, é trampo do tipo “plug and play” — além de não ser necessário manipular a ECU (módulo de injeção) nem cortar o chicote original. “Quando não é necessário remover o protetor de cárter, fazemos o trabalho em torno de duas horas. No caso de outros turbinados originais, a oficina precisa de um dia inteiro para efetuar o serviço”, explica Herrera.
No vídeo, você confere um “antes e depois” da preparação. Lembrando que a aferição é feita nas rodas e existe a perda de transmissão para chegar ao número de potência no motor. Para esse ganho rápido de certa de 20%, já que foi de praticamente 100 cavalos para quase 120 cv, o custo é de R$ 2.100. Para mais informações, acesse o site da Herrera Motorsports.
No dinamômetro do Galpão FULLPOWER, o Volkswagen Up TSI original rendeu mais de 130 cv no motor. Relembre abaixo como foi a puxada do pequeno.
Depois de ver que o UP TSI 100% original tinha força de sobra, resolvemos levar o Volkswagen até o Autódromo de Interlagos para participar do FULLPOWER Lap. Apesar da pouca potência no papel, o hatch se mostrou um foguetinho na pista. Reveja a volta abaixo.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance