Mercedes E55 AMG recebe preparação especial e faz V8 5.4 render 455 cavalos
Da Redação / Fotos: João Mantovani
Piloto de turismo nos anos 60, o consultor Renato Malcotti definitivamente é fascinado por motores potentes. Colecionador de carros esportivos da década de 70 — como Jensen Interceptor, De Tomaso Pantera, Ferrari 308 GTS e Porsche 930 —, Renato sempre precisou se conformar ao sacrificar conforto, espaço e conveniência, como a de um câmbio automático, para ter desempenho elevado. Até que ele comprou um esportivo que assombrou o mundo no seu lançamento, em 1999: o Mercedes-Benz AMG E55 com 354 cv, de fábrica.


Affalterbach, um pequeno vilarejo ao norte de Stuttgart, é a sede da mais famosa preparadora de todos os tempos: a AMG. Apesar de ser controlada pela Mercedes, a divisão esportiva mantém o mesmo espírito de quando era independente. Afinal, já são mais de 40 anos modificando carros da marca. Os motores recebem placa com assinatura, pois ainda são montados por um único engenheiro, que leva cerca de duas horas e meia para finalizar cada unidade. O ano de 2002 foi marcante para a empresa: era o início do projeto do M 156, o primeiro motor desenvolvido inteiramente pela AMG. O V8 com 6,2 litros de deslocamento rende, pelo menos, 525 cv e equipa toda linha AMG. No novo SLS, a potência passou para 571 cv no propulsor que, apesar de similar, tem nova designação: M 159. O incremento veio com novos coletores de admissão e de escape e troca dos comandos de válvulas. Como em uma preparadora, além de montada à mão, cada unidade é testada e conferida no dinamômetro, sempre!
Depois de andar em alguns carros de seu filho, preparados pela Herrera Motorsports, oficina paulistana, Renato decidiu mandar seu E55 para uma “atualização de potência”. Ao analisar o propulsor e o espaço disponível no cofre do motor, o preparador Bruno Herrera decidiu que um compressor centrífugo seria mais fácil, prático e limpo de ser instalado, em vez de um superalimentador do tipo Lysholm, similar ao das versões M 113 K das AMG “Kompressor”.







FICHA TÉCNICA
Modelo: Mercedes Benz, Classe E, chassi W210, AMG E55, ano 2000
Tipo: Sedã, monobloco, motor dianteiro, tração traseira
Modelo: M113, V8, 5.4, bloco e cabeçotes de alumínio
Potência: 455 cv
Bielas: Forjadas em aço, AMG
Pistões: Forjados, Mahle para AMG
Virabrequim: Forjado, AMG
Cabeçotes: SOHC, três válvulas por cilindro
Comandos: AMG com eixos ôcos
Escapes: Coletores e tubos primários Mercedes-Benz, catalisadores, silenciosos e abafadores AMG
Alimentação: Injeção eletrônica sequencial Bosch Motronic, 8 injetores
Superalimentador: Compressor centrífugo Vortech V2
Admissão: Coletor de magnésio, filtro de ar K&N
Taxa/combustível: 10,5:1 / gasolina Premium
Ignição: Direta Bosch, duas velas por cilindro
Câmbio: Automático, cinco marchas
Suspensão: Dianteira independente com triângulos duplos de comprimento desigual, traseira multilink, barras estabilizadoras, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais
Freios: Discos ventilados com 334 mm na dianteira e 300 mm na traseira
Rodas: AMG Monoblock, dianteiras 18”x8”, traseiras 18”x9”
Pneus: Continental Conti Sport 225/45
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