Publicado em
Performance
Polestar 1 impõe respeito com 608 cv, 101 kgfm e carroceria de fibra de carbono
Nesta última segunda-feira (16) nós publicamos o teaser com algumas informações sobre o primeiro lançamento da Polestar separada da Volvo, mas agora temos a história completa, já que o carro foi apresentado num evento em Xangai, na China, nesta terça-feira (17).
Como adiantamos, o Polestar 1 é feito sobre a plataforma SPA da Volvo, que dá origem ao S60. Porém, os engenheiros da nova marca garantem que metade do trabalho é todo creditado a eles, sem nenhuma influência da Volvo. Isso pode ser verdade em relação à engenharia, porque no quesito design, o 1 (ou One) é basicamente a versão de produção do Coupe Concept dos suecos, mostrado em 2013.
Eles fazem questão de deixar clara a independência da Volvo, porque a Polestar está oferecendo um Grand Cupê 2+2 esportivo de verdade, com DNA feito para pistas, não é uma “simples” adaptação de um projeto de sedã. Tanto que o One estreia um nova tecnologia de suspensão adaptativa eletrônica e carroceria de fibra de carbono que, além de reduzir o peso do carro, contribui para aumentar a rigidez torcional em até 45%!
Outra coisa que pegaram da Volvo, além da arquitetura, foi o motor 2.0 de quatro bocas, turbo e com supercompressor. É o Drive-E que cuida das rodas da frente. O eixo traseiro é impulsionado por dois motores elétricos. Com isso, a distribuição de peso dele fica dividida 48:52 entre os eixos. A potência combinada do sistema híbrido é de 608 cv e impressionantes 101 kgfm de torque!
Pra frear essa fera aí, os discos têm 400 mm de diâmetro e as pinças têm seis pistões, tudo fornecido pela Akebono.
A produção do Polestar 1 vai começar em 2019 e a marca vai adotar uma estratégia de “assinatura” para os consumidores, algo que tá virando moda na indústria (lembra do “Netflix” da Porsche?).
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance