Publicado em
Performance
Zenvo TSR-S, de 1.193 cv, mostra como é uma asa literalmente móvel de um esportivo
Talvez você não conheça a Zenvo, uma fabricante dinamarquesa independente de carros superespotivos, mas o que você verá agora pode deixá-la na sua mente por algum tempo. Trata-se da inovação aerodinâmica que eles deram para o TSR-S, modelo que apresentaram durante o último Salão de Genebra, na Suíça.
A engenhoca é a seguinte: repare na asa traseira do carro. Ela se chama “Centripetal Wing” e tem como peculiaridade se mover durante o contorno das curvas. Isso mesmo. Como você pode observar aí no vídeo (publicado pelo canal Carspotter Jeroen), a cada curva que o carro contorna, a asa literalmente se move em direção contrária, pois a fabricante defende que isso aumenta a pressão aerodinâmica interna à curva, ajudando o grip dos pneus.
Bom, não podemos ter uma certeza de quão eficiente esse sistema é. É claro que a Lamborghini já provou que um sistema tecnológico e inteligente de fluxo de ar pode, sim, tornar um carro um fenômeno, como é o caso do Huracan Performante, antigo dono do recorde de Nürburgring. Mas esse “atalho” encontrado pelos dinamarqueses não parece ser tão refinado (ou eficaz) quanto o da Lamborghini…
De qualquer maneira, o TSR-S tem credenciais respeitabilíssimas, uma vez que é impulsionado por um motor 5.8 V8 com dois supercompressores que gera 1.193 cv de potência e 112 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de sete marchas. Com este conjunto, a marca afirma que ele pode atingir os 100 km/h em apenas 2,8 segundos!
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance