Publicado em
Elétricos e híbridos
Ônibus elétrico da Mercedes-Benz desenvolvido no Brasil estreia no 2º semestre
O primeiro ônibus elétrico da Mercedes-Benz desenvolvido no Brasil, está prestes a estrear nas ruas e rodovias pelo mundo. Apresentado em agosto do ano passado, o eO500U, como foi batizado, possui uma autonomia de 250 km e já teve mais de 100 unidades encomendadas antes mesmo da produção ser finalizada.
Através de um evento transmitido pela internet, a Daimler Buses, divisão de ônibus da Mercedes-Benz, confirmou o início das entregas após meses de sua apresentação. O eO500U será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo e também será exportado para países da América Latina, se tornando um dos responsáveis pelo avanço da eletrificação na região, o que se alinha com os planos da montadora alemã.
Todo o projeto do eO500U está sendo executado com apoio de engenheiros da Daimler, na Alemanha. Foi realizado um investimento de R$ 100 milhões pela fabricante em um programa de 2,4 bilhões para o período 2018-2022. O plano estratégico da divisão de Ônibus da Mercedes-Benz, tem como foco a Europa e a América Latina com uma meta global de vender veiculos movidos a bateria ou a células de hidrogênio, com zero emissões em todos os segmentos de mercado até 2030 e para a Europa até 2039.
De acordo com Till Oberwörder, responsável pela Daimler Buses “Como fabricante e líder mundial em ônibus, nossa ambição é clara: queremos combater as mudanças climáticas e nos tornar um elemento impulsionador para a transformação do transporte de passageiros. Dessa maneira passaremos a adotar planos de tecnologias de propulsão alternativas com o objetivo de fornecer ônibus neutros em CO2 para todos os segmentos e mercados mais importantes até o final desta década.” afirmou.
Para 2023, a Daimler prepara o lançamento do ônibus urbano Mercedes eCitaro elétrico, com autonomia de 280 km e também o eCitaro movido a célula de combustível. Novidades que surgem na Europa, onde a fabricante pretende que 100% dos ônibus urbanos sejam elétricos.
Aqui no Brasil, o novo eO500U vai ser vendido com um modelo de negócio muito parecido com o que é adotado pela Volkswagen no caminhão elétrico e-Delivery. O novo ônibus da Mercedes-Benz vem com uma consultoria para o cliente que deseja transformar sua frota em veículos eletrificados, incluindo assistência técnica, fornecimento de carregadores e o financiamento.
E aí, gostou do novo eO500U? Deixe seu comentário compartilhe e também acompanhe a FullPower no Facebook e Instagram para saber todas as novidades do mundo automotivo!
Veja também
Elétricos e híbridos
BYD Shark: kit de energia solar, carregador portátil e seguro grátis?!
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Elétricos
Bronco e Mustang inspiram bikes elétricas
Elétricos e híbridos
Lotus Evija X vira tempo sobrenatural no circuito de Nürburgring
Elétricos e híbridos
Novo sedã elétrico Tesla Model 3 Performance tem 517 cv e acelera igual um Porsche
Elétricos e híbridos