Publicado em
Performance
FullPower Lap: Volvo C40 Recharge vai para a volta rápida no autódromo de interlagos
Diretamente do templo, no autódromo de interlagos, o FullPower Lap coloca mais um elétrico na volta rápida. O Volvo C40 Recharge é um SUV com estilo cupê que não preza a performance, mas sim a eficiência. Apesar de não ser nada esportivo, o C40 acelerou forte para um veículo familiar.
O C40, tem um porte muito parecido com o Volkswagen Nivus. O conjunto mecânico se resume em dois motores elétricos de 204 cv, um por eixo. A potência combinada resulta em 408 cv e 67,3 kgfm de torque que fazem o crossover acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. A aerodinâmica do cupê é otimizada pelo spoiler no final do teto e pelo aerofólio traseiro. A bateria de 78 kWh promete uma autonomia de até 420 km.
O nosso piloto de testes Danilo Dirani, é o responsável por acelerar os carros do FulPower Lap. O Volvo C40 não permite desativar os controles de estabilidade e assistentes de segurança, mas segundo Dirani isso não interferiu muito:
“Mesmo não tendo o controle desabilitado, é muito divertido de guiar. Freio durante todas as três voltas estava ali presente, consegui frear perto da placa do 100, ou até acho que passei o 100 alguma hora.”
“Ele segura um pouco quando esterça muito o volante que ele entende que vai passar reto em um curva, por exemplo, e ele segura com o controle de estabilidade. Motor sempre lá. Volante ficou reto ele vai pra frente” concluiu Dirani.
A velocidade do Volvo C40 é limitada em 180 km/h, o que pode ter afetado no tempo de volta, já que o SUV tinha espaço para acelerar mais do que isso. Mesmo com uma suspensão elevada e rodas grandes, o crossover teve bom comportamento graças a tração integral.
No final das contas, o C40 ficou com o tempo de 2 min e 03 seg na volta rápida do FullPower Lap. Um resultado interessante para um SUV elétrico e pesado que não foi fabricado para andar rápido na pista. O FullPower Lap completo pode ser assistido em Youtube.com/FullPowerTV. Fique ligado que em breve teremos novidades.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance