Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Picapes

Volkswagen apresenta a segunda geração da Amarok com novo design e evoluções no visual, mecânica e acabamento

Depois de muito suspense, a Volkswagen finalmente apresentou nesta semana a nova Amarok. A picape chega em sua segunda geração cheia de novidades e trazendo um design totalmente remodelado. Para a infelicidade dos fãs, a nova camionete da VW não tem indícios de que será vendida aqui no Brasil.

Mesmo com novas tecnologias, a Amarok seguiu com os motores a combustão, sem ganhar um conjunto híbrido. A picape será fabricada na África do Sul para ser vendida na Europa e no Oriente Médio. E também em países como Austrália e Nova Zelândia. O mercado nacional ainda está pra receber uma reestilização da primeira geração. 

A nova Amarok ficou bem diferente ganhando as novas linhas da Volkswagen com traços retos e horizontais como podemos perceber na dianteira. O volume nas laterais também é novidade. Mas a picape da VW tem um segredo: Está compartilhando o mesmo chassi da Ford Ranger graças a aliança das duas fabricantes que foi firmada em 2019. 

Mesmo com traços vindos da Ranger, é difícil dizer que a Amarok parece um veículo Ford, isso acontece porque a VW foi cuidadosa e conseguiu criar uma personalidade própria para a sua picape. Se formos citar algo parecido, temos apenas as janelas e os retrovisores que vieram da “coirmã”. Fora isso, a camionete da fabricante alemã seguiu sendo retilínea no restante da carroceria.

Divulgação/Volkswagen

Na traseira, por sua vez, a picape ficou com um tom futurista estreando o novo estilo das lanternas em formato de C, mas mantendo a tampa da caçamba com uma aparência grande e com o logo VW centralizado. A capacidade de carga varia entre 1.000 kg e 1.160 kg, e a de reboque chega a 3.500 kg.

No interior, estreou o quadro de instrumentos digital, que até o momento era algo que ainda não existia na picape. O desenho do painel segue a nova linguagem VW com linhas quadradas e na parte central uma multimídia com um estilo que lembra os carros da Tesla. Uma tela de grande de 12 polegadas posicionada de forma vertical.

Divulgação/Volkswagen

 A Amarok vai ter uma linha bem ampla de motores com algumas peculiaridades. Em opções de 209 cv, a picape vem equipada com o câmbio automático de 10 marchas. Já nas versões de 204 cv, o cliente poderá optar entre a versão com câmbio manual de 6 marchas ou automático.  

Confira todas opções de motores: 

-2.0 turbodiesel de 150 cv (exclusivo para o mercado africano)

-2.0 turbodiesel de 170 cv

-2.0 biturbo a diesel de 204 ou 209 cv (potência varia entre mercados)

-V6 3.0 turbodiesel de 241 ou 250 cv (potência varia entre mercados). 

-2.3 turbo a gasolina de 302 cv (origem Ford) 

Entre os novos equipamentos tecnológicos a nova VW Amarok oferece: sistema de estacionamento semi-autônomo, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa com centralizador de faixa, câmera 360°, monitoramento de pontos cegos, faróis de LEDs matriciais com sistema I.Q. Light (iluminação dinâmica), central com Android Auto e Apple CarPlay e sistema de som Harman Kardon.

Divulgação/Volkswagen