Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Carros de passeio

Renault deve encerrar a produção do Mégane RS em 2023

Para os amantes da divisão Renault Sport essa não é uma notícia muito boa. O Mégane RS já tem data para se despedir do catálogo da montadora francesa. Com a chegada dos modelos elétricos E-Tech, a versão a combustão do hatchback será extinta até o final de 2023, dando o adeus a um dos Hot Hatch mais tradicionais do mundo.

Nos últimos anos, a divisão esportiva da fabricante francesa tem passado por grandes mudanças. Começando pela substituição da Renault Sport pela Alpine na Fórmula 1. Em uma entrevista para o site australiano Drive, o gerente geral da Renault Austrália, Glen Sealey, foi bem claro ao comentar que o hatch está com os dias contados.

“O Megane RS acaba no ano que vem. Eu ainda não tenho a data do fim da produção, mas do ponto de vista de fabricação, ele não continuará após o fim do próximo ano. A demanda por um hot hatch na Europa está diminuindo. Isto pode ser substituído por um carro elétrico. Então faz sentido fazer esta troca”, disse Sealey.

Atualmente, o Mégane a combustão é vendido na Europa apenas na versão RS e na opção híbrida. Rumores indicam que a montadora francesa estaria trabalhando em um substituto elétrico e potente para ocupar a vaga do RS. No modelo E-Tech convencional são 218 cv e 30,6 kgfm, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.

O Mégane RS, na versão Trophy-R, utiliza um motor 1.8 turbo de 300 cv e 42,8 kgfm aliados ao câmbio manual de 6 marchas. Na Austrália, a Renault já lançou uma edição limitada que marca a despedida do esportivo. Tudo indica, que o mesmo deve acontecer gradativamente na Europa, a partir de 2023.

Divulgação