Publicado em
Carros de passeio
POrsche apresenta novo 911 Dakar com pegada off-road
O carro mais icônico da Porsche agora tem uma versão aventureira. O novo 911 Dakar é a nova variante do esportivo que recebeu mudanças profundas para acelerar forte no Off Road. O modelo é um dos destaques do Salão de Los Angeles, e chega para rivalizar com o novo Lamborghini Huracan Sterrato, que chega em Dezembro deste ano.
Batizado de 911 Dakar, para homenagear a equipe Porsche que venceu o Rally Paris-Dakar em 1984. O esportivo off road, rodou cerca de 300.000 milhas durante o período de desenvolvimento. Segundo a fabricante, os testes em “condições extremas” foram realizados em terrenos como Marrocos, Dubai e Suécia, com superfícies de cascalho, areia e gelo.
Para diferenciá-lo das demais versões, o Dakar recebeu no exterior um para-choque dianteiro redesenhado, novos acabamentos na lateral e caixa de roda e um aerofólio fixo na traseira. Algumas partes como o capô, foram feitas de um material mais leve, vindo do GT3. Para o teto a montadora oferece o opcional de rack, que pode suportar até 42 kg de capacidade. Esse acessório pode servir para montar uma tenda, que também é adquirida à parte. No interior, o esportivo aventureiro segue a linha dos carros da Porsche, ganhando o alívio de peso e apenas os bancos em concha, deixando de lado os assentos traseiros.
Os destaques do novo Porsche Aventureiro são de fato todas as mudanças na suspensão realizadas pela fabricante alemã. O esportivo recebeu molas e amortecedores recalibrados, recebendo cerca de 50 mm mais alta que um Carrera com suspensão esportiva. Para ficar ainda mais aventureiro, o Dakar possui um adicional de 30 mm, o suficiente para ser mais alto que alguns SUVs.
De acordo com a fabricante, a suspensão possui um sistema que adiciona os 30 mm extras até os 170 km/h. Após essa velocidade o veículo retorna para o patamar dos 50 mm. Para complementar o conjunto, o Porsche Dakar também conta com pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus em medidas 245/45 R19 na dianteira e 295/40 R20 na traseira. A montadora também oferece como opcional os componentes Pirelli PZero.
Sob o capô, o 911 Dakar foi equipado com a mesma motorização da versão GTS, o 3.0 boxer biturbo capaz de gerar 480 cv de potência e 58,1 kgfm de torque. Essa configuração pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, podendo alcançar a velocidade máxima de 240 km/h. O câmbio segue o PDK de 8 marchas, aliado à tração integral. Vale destacar que o modelo conta com alguns itens do 911 GT3, como barras estabilizadoras ativas e eixo traseiro direcional. Além disso, foram adicionados dois modos de condução: Rally e Off-Road.
O novo Porsche 911 Dakar ainda não teve o seu preço revelado, mas já sabemos que algumas unidades virão ao Brasil. A nova versão será limitada em apenas 2.500 exemplares. Por se tratar de um modelo exclusivo, provavelmente o estoque irá se esgotar rapidamente.
Veja também
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio
Pilote naves esportivas a partir de R$ 190?
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Carros de passeio
Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil
Carros de passeio