Publicado em
Carros de passeio
BMW revela novo 3.0 CLS, esportivo que celebra um clássico dos anos 1970
Celebrando 50 anos de Motorsport, a BMW apresentou durante o ano diversos modelos dedicados a homenagear a divisão M. Para fechar o portfólio composto por M3 Touring, M4 CSL e também o recém lançado M2, a montadora revelou nos últimos dias o novo BMW 3.0 CSL, modelo que homenageia o clássico esportivo da década de 1970.
Baseado no M4, o cupê estreia com uma grade dianteira com preenchimento trançado, totalmente diferente dos demais modelos da fabricante. O acabamento tem um detalhe em alumínio acetinado, o mesmo material utilizado no contorno das janelas. O para-choque dianteiro faz referência ao modelo original, e ganhou entradas de ar arredondadas. Já no capô, o destaque fica para as aletas nas laterais, seguindo o mesmo item presente no CSL dos anos 70.
O body kit do novo CSL ainda conta com faróis amarelos igual aos carros de corrida, rodas douradas forjadas de 20 polegadas na dianteira e de 21 polegadas na traseira, pneus com a inscrição “50” na lateral em homenagem ao meio século da divisão esportiva e pára-lamas mais pronunciados com um design agressivo.
Na parte traseira, o cupê ostenta duas asas, com o aerofólio preenchendo toda a tampa do porta-malas e o defletor menor sobre o teto, seguindo o modelo de 1970. O aspecto diferenciado se contempla com um para-choque redesenhado agregado ao difusor com quatro saídas de escapamento.
Por dentro, o esportivo é digno de uma versão CSL. O Cockpit conta apenas com bancos de fibra de carbono para o motorista e passageiro, deixando de lado os assentos traseiros que foram retirados especialmente para reduzir o peso da máquina alemã. Com o foco em autódromos, a BMW ainda colocou um compartimento para guardar capacetes no lugar onde ficavam os bancos de trás.
Sob o capô, o modelo vem equipado com um motor seis cilindros de 3.0 litros, capaz de gerar 560 cv de potência e 56 kgfm de torque. Esse propulsor é um dos mais potentes já desenvolvidos pela marca. O conjunto vem aliado ao câmbio manual de seis marchas com tração traseira. O esportivo ainda possui eixo traseiro com diferencial ativo M, freios de carbono-cerâmica de série, além de suspensão adaptativa M com amortecedores controlados eletronicamente.
O novo BMW 3.0 CLS será um modelo limitado em apenas 50 unidades. Todos os exemplares serão produzidos individualmente em um formato quase que artesanal. Algumas peças são feitas manualmente, enquanto a pintura exige um processo específico. Vale destacar que cada veículo irá passar por oito ciclos de montagem em estações de produção, podendo levar até 10 dias para estar totalmente concluído. O preço e dados de desempenho ainda não foram revelados.
Veja também
Carros de passeio
Audi produzirá novo Q3 no Brasil
Carros de passeio
Mais um recorde da Ford, no Brasil
Carros de passeio
BUGATTI CHIRON, PAGANI UTOPIA E FERRARI 812: ATRAÇÕES CONFIRMADAS PARA O FESTIVAL INTERLAGOS 2025
Carros de passeio
Novas picapes Tremor, da Ford, estão chegando!
Carros de passeio
Perfect na Automec 2025: tecnologia e adrenalina
Carros de passeio