Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Carros de passeio

Volkswagen Gol se despede com versão Last Edition a partir de R$ 95.990

O Volkswagen Gol está com a aposentadoria confirmada. Depois de 42 anos, um dos carros mais queridos do Brasil está com os dias contados para dar lugar a novos projetos da fabricante alemã. O longevo hatch fará a sua última dança com uma versão chamada de Last Edition, limitada em apenas 1.000 unidades produzidas para a América do Sul. 

Com uma linhagem restrita, o mercado nacional vai receber apenas 650 unidades da versão Last Edition, enquanto o restante será encaminhado para alguns países vizinhos. A VW ainda ficará com um exemplar destinado ao museu da fabricante aqui no Brasil, sendo nada menos que a unidade 1000/1000. 

Divulgação – Volkswagen

Para se despedir, o Gol ganhou novidades para ficar mais elegante, começando pela pintura. A versão final conta com a tonalidade vermelho Sunset combinadas a partes em preto brilhante, como as rodas de liga-leve de 15 polegadas, retrovisores laterais, maçanetas e grade frontal. Vale destacar que o teto recebeu um aplique em preto, bem como a traseira, que ostenta um aplique escurecido ligando as lanternas, uma menção ao Gol GT da década de 1980.

O modelo Last Edition ainda possui faróis com máscara negra e lanternas escurecidos. Na lateral, uma faixa em preto possui o nome da versão especial, enquanto a coluna C recebeu um logotipo exclusivo, parecido com o formato de uma roda “Orbital”. O emblema é formado pelo nome do Gol centralizado, junto com “Designed by Volkswagen do Brasil” acima e “Original since 1980” na parte de baixo. 

No interior, o novo Gol recebeu um tom esportivo inspirado nos modelos GT e GTS. Os bancos são em cinza e preto, ganhando costuras vermelhas que também estão presentes no volante revestido em couro e na alavanca de câmbio. A versão Last Edition vem equipada de série com computador de bordo, central multimídia Composition Touch  ar-condicionado, espelhos laterais com ajuste elétrico e muito mais. 

Divulgação – Volkswagen

Sob o capô, os rumores de um motor 1.6 foram respondidos. O hatch vem equipado com o conjunto 1.0 litros MPI, o mesmo da configuração básica do Gol. Esse conjunto é capaz de gerar 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Vale destacar que esse propulsor será o mesmo do novo  Polo Track, modelo que será o substituto do Gol a partir de 2023.

O novo Volkswagen Gol Last Edition custou* R$ 95.990, porque antes mesmo de chegar nas concessionárias, o modelo especial teve o seu estoque esgotado. Em 2023, o Polo será o responsável por tentar ser o novo hatch de entrada para a fabricante alemã aqui no Brasil. Tudo indica que a criação de um novo modelo compacto da VW, ainda é uma incógnita.

Divulgação – Volkswagen