Publicado em
Performance
Ford revela Mustang elétrico de arrancada
Nesta quinta-feira 13/04 a Ford Performance revelou o seu novo Mustang Super Cobra Jet 1800 criado para bater os recordes mundiais de arrancada da NHRA (National Hot Rod Association) nos Estados Unidos. O novo protótipo esportivo elétrico da fabricante americana será o responsável por tentar superar as melhores marcas na arrancada, incluindo a do seu antecessor Mustang Cobra Jet 1400 que atualmente é o recordista mundial de quarto de milha com 8,128 segundos e 276,75 km/h (171,97 milhas por hora).
Para realizar as novas façanhas a Ford reuniu o mesmo time que esteve presente no desenvolvimento do Cobra Jet 1400. A montadora se uniu junto com MLe Racecars, AEM-EV, Cascadia Motion e a Watson Engineering, para atualizar o chassi, trem de força e sistemas de controle do novo Muscle Car elétrico. Para completar esse trabalho, a divisão de Performance da fabricante resgatou o famoso nome Super Cobra Jet, usado pela primeira vez no Mustang ano-modelo 1969, como uma melhoria do pacote Cobra Jet padrão.
“Estamos sempre buscando a superação em todos os aspectos do mundo do automobilismo”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports. “As corridas de arrancada continuam sendo um laboratório fundamental para os nossos produtos e tecnologias. Estamos empolgados não só em tentar superar nosso próprio recorde no quarto de milha, mas também em mostrar o desenvolvimento contínuo que estamos fazendo nos veículos elétricos.”
A Ford não divulgou muitos detalhes do novo Super Cobra Jet 1800. Entretanto, sabemos que o protótipo utiliza os mesmos quatro inversores PN-250-DZR acoplados a dois pares de motores DS-250-115, mas agora aliados a uma nova transmissão da Liberty e um sistema alimentado por um conjunto de baterias totalmente novo e mais leve. Essa receita gera cerca de 1.800 cv de potência com tração sempre na traseira. A suspensão também foi revisada para deixar o Muscle Car ainda mais firme.
O novo Mustang elétrico Super Cobra Jet 1800 não será utilizado em competições oficiais. Entretanto, a Ford planeja testar tecnologias e também buscar um novo recorde de veículo elétrico com carroceria completa, além de tentar superar o marco de 0 a 60 mph. O piloto de testes oficial, Pat McCue, cofundador da MLe Racecar, será o responsável por acelerar o novo Cobra Jet nos seus próximos desafios.
Veja também
Performance
Ford desafia os limites da eletrificação no Pikes Peak com a F-150 Lightning SuperTruck
Performance
Depois de bombar nos EUA com 7.500 pedidos, novo Mustang GTD parte para a Europa
Performance
Em homenagem a Ayrton Senna, McLaren se pinta com as cores do Brasil
Performance
Último Corvette Yenko/SC? Versão com 1.000 HP é limitada em 60 carros
Performance
Adamastor Furia coloca Portugal no mapa dos países fabricantes de superesportivos
Performance