Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Carros de passeio

Porsche revela o Mission X, carro que pode suceder o 918 Spyder

Em clima de comemorações do 75º aniversário, a Porsche revelou mundialmente nesta quinta-feira (08/06) o seu futuro hypercar que será um dos potenciais sucessores do 918 Spyder. Chamado de Misson X, este modelo é uma reinterpretação espetacular de um hipercarro, com portas no estilo Le Mans que se abrem para a frente e um trem de força elétrico eficiente e de alto desempenho.

Segundo a montadora, caso o conceito Mission X se torne um veículo de produção em série, este modelo terá o desafio de ser o veículo homologável para vias públicas mais rápido em Nürburgring Nordschleife. Entre outros atributos, está a pressão aerodinâmica significativamente maior do que o atual 911 GT3 RS, relação potência/peso de aproximadamente um CV por quilograma e o carregamento aproximadamente duas vezes mais rápido que o Taycan Turbo S.

Divulgação

“0 Porsche Mission X é um farol de tecnologia para o carro esportivo do futuro. Ele traz a alma de carros esportivos icônicos de décadas passadas: como o 959, o Carrera GT e o 918 Spyder antes dele, o Mission X fornece um impulso crítico para o desenvolvimento evolucionário de futuros conceitos de veículos”, diz Oliver Blume, presidente da Conselho Executivo da Porsche AG. “A ousadia de sonhar e os carros dos sonhos são duas faces da mesma moeda para nós. A Porsche só permaneceu Porsche mudando constantemente.”

Diferente do 918 Spyder, o Mission X tem uma aparência que lembra bastante o Carrera GT, um dos supercarros mais icônicos da fabricante alemã. No visual, o futuro hypercar da Porsche tem sua forma esculpida e linhas musculosas sem parecer tão agressivo. A carroceria em fibra de carbono é rebaixada em vem com a pintura Rocket Metallic – uma cor de tinta especialmente projetada para o estudo do conceito. Elementos de design com acabamento em trama de carbono são encontrados abaixo da linha da cintura. 

Divulgação

As portas estilo “Le Mans” estão presas à coluna A e ao teto; abrem-se para a frente e para cima. Este tipo de porta foi usado anteriormente no lendário carro de corrida Porsche 917. Outro atrativo é a assinatura de luz: para o Mission X, os designers reinterpretaram a assinatura visual de quatro pontos característicos da Porsche. A forma de base vertical dos faróis foi inspirada em carros de corrida históricos, como o Porsche 906 e 908, e desenhada bem para baixo em direção à estrada.

Por dentro o cockpit futurista possui dois assentos em cores diferentes. Além das almofadas de couro na cor marrom Andaluzia, o banco do motorista é cinza Kalahari e forma uma única unidade de cor com o console central e o painel. O banco do passageiro é na tonalidade contrastante Andalusia Brown. Além das conchas de assento CFRP e seus cintos de segurança de seis pontos integrados ao monocoque, outros paralelos do automobilismo incluem o volante aberto, que possui seletores de modos de condução e paddle shifts. Para o Mission X, a Porsche Design criou um módulo de cronômetro especial com mostrador analógico e digital. Os relógios são projetados para uso em pista para exibir os tempos de volta ou diversos outros dados.

Divulgação

Sob o capô, o Porsche não revelou qual será o propulsor do Mission X. Entretanto, a empresa de Stuttgart promete permanecer fiel ao alto padrão de desempenho eletrônico presente no 918 Spyder – com 887 cv de potência –, o primeiro veículo aprovado para estrada a quebrar a barreira dos sete minutos nos 20,6 quilômetros de Nürburgring, no Nordschleife, completando a volta em 6:57 minutos. 

O novo Porsche Mission X é um conceito, mas com a construção bem avançada. A fabricante alemã mantém diversas informações do projeto em segredo. O modelo deverá ser testado nos próximos meses, e certamente pode aparecer rodando em Nürburgring. A produção em série ainda não foi confirmada.

Divulgação