Publicado em
Carros de passeio
Chrysler anuncia fim da produção do sedã 300
Carro que é a personificação do luxo e sofisticação da Chrysler, o famoso sedã 300 deixará de ser produzido no próximo dia 31 de dezembro. O encerramento da linha de montagem do veículo foi confirmado pela fabricante norte-americana no ano passado como parte de seu plano de intensificar a produção de veículos com motorização elétrica.
Para o modelo mais poderoso da série, a versão 300C com o poderoso motor 6.4 V8 HEMI de 485 cv, o fim da linha já chegou. O derradeiro exemplar do carro na versão esportiva foi concluído na última semana. O veículo, parte de uma série de despedida limitada em 2.200 exemplares, era produzido na fábrica da Stellantis em Brampton, Ontario, nos Estados Unidos. As demais opções seguem em produção na planta pelas próximas semana até o fim de 2023.
“A marca Chrysler tem orgulho de marcar o legado do Chrysler 300C como um verdadeiro ícone automotivo, um dos muscle cars originais que representa o audacioso luxo americano”, disse Chris Feuell, CEO da marca Chrysler. “Ao celebrarmos o último Chrysler 300C com motor HEMI saindo da linha com nossa equipe de Brampton, também estamos animados em trabalhar juntos enquanto a marca Chrysler avança para um futuro sustentável totalmente elétrico como parte do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis.”
Sedã 300 foi “desaposentado” em 2005
Introduzido pela primeira vez em 1955 e renascido em 2005, o sedã 300 representa há quase sete décadas o que a Chrysler tem de melhor. A primeira versão 300C foi lançada em 1957. Hoje um raro objeto de coleção, o antigo modelo de alto desempenho era impulsionado por um motor HEMI de 375 cv, número que até hoje impressiona.
A reintrodução do Chrysler 300 em 2005 também marcou o retorno do modelo 300C, em 2011, e do motor HEMI à marca após 50 anos, na forma de um propulsor 5.7 litros e 340 cv. Neste ano, o sedã na opção esportiva também voltou ao catálogo da montadora após uma ausência de dois anos com o único objetivo de se despedir do mercado.
A última versão do sedã 300C, inclusive, foi disputadíssima. Anunciada no fim de 2022, todas as 2.200 unidades da série (2.000 para o mercado dos EUA e 200 para o Canadá) série foram reservadas em questão de poucas horas.
Além de possuir o motorzão V8 HEMI, a última opção do 300C vem com freios Brembo de quatro pistões, suspensão com amortecimento ativo e detalhes visuais exclusivos, como as ponteiras de escape na cor preta e uma única opção de pintura externa, o vermelho Velvet. No interior, o destaque da série de despedida são os bancos em couro Laguna preto com o logotipo 300C gravado nos encostos de cabeça.
“Nossa equipe aqui na Fábrica de Brampton tem uma reputação de construir veículos de alta qualidade, e o Chrysler 300C não foi diferente”, disse Alex Pittas, gerente da fábrica em Brampton. “Estamos orgulhosos do trabalho e do detalhe que foram colocados nas 2.200 unidades que saíram de nossa linha de montagem em 2023.”
Embora a Chrysler tenha planos para introduzir mais veículos elétricos, a marca ainda não confirmou a existência de uma nova versão eletrificada para o sedã 300. Assim, esta despedida pode ser apenas um breve intervalo para o clássico muscle car americano, que possivelmente retornará no futuro com um formato renovado.
Veja também
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio
Pilote naves esportivas a partir de R$ 190?
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Carros de passeio
Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil
Carros de passeio