Publicado em
Carros de passeio
Acabou a graça? Dodge Challenger e Charger com motores V8 saem de linha
O choro é livre, mas totalmente justificável. A produção dos Dodge Challenger e Charger foi encerrada no dia 22 de dezembro na fábrica do grupo Stellantis em Brampton, no Canadá. Mas este não é o fim da história desses clássicos muscle cars americanos. Os dois carros avançarão em breve para uma nova geração, reformulados com motores elétricos.
A dupla Challenger e Charger foram os últimos automóveis da Dodge com motores V8. Ambos eram construídos sobre a plataforma L, criada pelo antigo grupo Chrysler há quase 20 anos. Outro modelo da marca que usava essa base era o sedã 300, que também saiu de linha recentemente.
Primeiro website a reportar o fim da linha dos muscle cars da Dodge, o Automotive News Canada informou que a última unidade do Challenger produzida foi um modelo da versão SRT Demon 170, um carro de arrancadas com permissão para rodar nas ruas.
O Challenger SRT Demon 170 era o veículo produzido em série com o motor V8 mais potente da história, capaz de gerar 1.039 cv e 130,5 kgfm de torque. Não à toa, esse “demônio” acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 1,6 segundo.
Já o Charger derradeiro, segundo a publicação canadense, foi um modelo da versão SRT com o pacote Scat Pack Widebody da Mopar, equipado com o motor HEMI 6.4 litros V8. O carro ainda era produzido com a opção de motorização Pentastar 3.6 l V6.
Produtos mais populares da Dodge nos últimos anos, o Charger recém-descontinuado foi lançado em 2006, e a última geração do Challenger com motor a combustão, em 2008.
Próximos Challenger e Charger serão elétricos
O caminho para as próximas gerações do Challenger e do Charger já está sendo traçado. Os dois veículos da Dodge terão continuidade em um futuro próximo equipados com motores elétricos e o novo motor Hurricane da Stellantis – um bloco 3.0 com seis cilindros em linha de até 510 cv, que é já utilizado em veículos da Jeep e RAM.
Os Challenger e Charger de nova geração seguirão a receita de design e tecnologia antecipadas no conceito 100% elétrico Charger Daytona SRT, apresentado em Las Vegas no SEMA Show de 2022.
Conceito Charger Daytona SRT antecipa como serão as próximas gerações da dupla Challenger e Charger (Divulgação)
O motor elétrico, no entanto, não impedirá os novos Challenger e Charger de serem barulhentos, característica que é uma exigência dos fãs da Dodge. O conceito Daytona SRT foi apresentada com um sistema de som externo que simula o ruído de motores V8. E, claro, o modelo conceitual foi proposto com muita potência, algo em torno de 800 cv.
Veja também
Carros de passeio
Mais um recorde da Ford, no Brasil
Carros de passeio
BUGATTI CHIRON, PAGANI UTOPIA E FERRARI 812: ATRAÇÕES CONFIRMADAS PARA O FESTIVAL INTERLAGOS 2025
Carros de passeio
Novas picapes Tremor, da Ford, estão chegando!
Carros de passeio
Perfect na Automec 2025: tecnologia e adrenalina
Carros de passeio
Copa HB20 chega à centésima corrida!
Carros de passeio