Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Carros de passeio

Acabou a graça? Dodge Challenger e Charger com motores V8 saem de linha

O choro é livre, mas totalmente justificável. A produção dos Dodge Challenger e Charger foi encerrada no dia 22 de dezembro na fábrica do grupo Stellantis em Brampton, no Canadá. Mas este não é o fim da história desses clássicos muscle cars americanos. Os dois carros avançarão em breve para uma nova geração, reformulados com motores elétricos.

A dupla Challenger e Charger foram os últimos automóveis da Dodge com motores V8. Ambos eram construídos sobre a plataforma L, criada pelo antigo grupo Chrysler há quase 20 anos. Outro modelo da marca que usava essa base era o sedã 300, que também saiu de linha recentemente.

Dodge Challenger SRT Demon 170

O último Challenger produzido pela Dodge foi um modelo da versão SRT Demon 170 (Divulgação)

Primeiro website a reportar o fim da linha dos muscle cars da Dodge, o Automotive News Canada informou que a última unidade do Challenger produzida foi um modelo da versão SRT Demon 170, um carro de arrancadas com permissão para rodar nas ruas.

O Challenger SRT Demon 170 era o veículo produzido em série com o motor V8 mais potente da história, capaz de gerar 1.039 cv e 130,5 kgfm de torque. Não à toa, esse “demônio” acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 1,6 segundo.

Já o Charger derradeiro, segundo a publicação canadense, foi um modelo da versão SRT com o pacote Scat Pack Widebody da Mopar, equipado com o motor HEMI 6.4 litros V8. O carro ainda era produzido com a opção de motorização Pentastar 3.6 l V6.

Dodge Charger SRT Scat Pack Widebody

O último Charger saiu da linha de montagem no Canadá com o kit Scat Pack Widebody (Divulgação)

Produtos mais populares da Dodge nos últimos anos, o Charger recém-descontinuado foi lançado em 2006, e a última geração do Challenger com motor a combustão, em 2008.

Próximos Challenger e Charger serão elétricos

O caminho para as próximas gerações do Challenger e do Charger já está sendo traçado. Os dois veículos da Dodge terão continuidade em um futuro próximo equipados com motores elétricos e o novo motor Hurricane da Stellantis – um bloco 3.0 com seis cilindros em linha de até 510 cv, que é já utilizado em veículos da Jeep e RAM.

Os Challenger e Charger de nova geração seguirão a receita de design e tecnologia antecipadas no conceito 100% elétrico Charger Daytona SRT, apresentado em Las Vegas no SEMA Show de 2022.

Conceito Charger Daytona SRT antecipa como serão as próximas gerações da dupla Challenger e Charger (Divulgação)

O motor elétrico, no entanto, não impedirá os novos Challenger e Charger de serem barulhentos, característica que é uma exigência dos fãs da Dodge. O conceito Daytona SRT foi apresentada com um sistema de som externo que simula o ruído de motores V8. E, claro, o modelo conceitual foi proposto com muita potência, algo em torno de 800 cv.