Publicado em
Carros de passeio
Acabou a graça? Dodge Challenger e Charger com motores V8 saem de linha
O choro é livre, mas totalmente justificável. A produção dos Dodge Challenger e Charger foi encerrada no dia 22 de dezembro na fábrica do grupo Stellantis em Brampton, no Canadá. Mas este não é o fim da história desses clássicos muscle cars americanos. Os dois carros avançarão em breve para uma nova geração, reformulados com motores elétricos.
A dupla Challenger e Charger foram os últimos automóveis da Dodge com motores V8. Ambos eram construídos sobre a plataforma L, criada pelo antigo grupo Chrysler há quase 20 anos. Outro modelo da marca que usava essa base era o sedã 300, que também saiu de linha recentemente.
Primeiro website a reportar o fim da linha dos muscle cars da Dodge, o Automotive News Canada informou que a última unidade do Challenger produzida foi um modelo da versão SRT Demon 170, um carro de arrancadas com permissão para rodar nas ruas.
O Challenger SRT Demon 170 era o veículo produzido em série com o motor V8 mais potente da história, capaz de gerar 1.039 cv e 130,5 kgfm de torque. Não à toa, esse “demônio” acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 1,6 segundo.
Já o Charger derradeiro, segundo a publicação canadense, foi um modelo da versão SRT com o pacote Scat Pack Widebody da Mopar, equipado com o motor HEMI 6.4 litros V8. O carro ainda era produzido com a opção de motorização Pentastar 3.6 l V6.
Produtos mais populares da Dodge nos últimos anos, o Charger recém-descontinuado foi lançado em 2006, e a última geração do Challenger com motor a combustão, em 2008.
Próximos Challenger e Charger serão elétricos
O caminho para as próximas gerações do Challenger e do Charger já está sendo traçado. Os dois veículos da Dodge terão continuidade em um futuro próximo equipados com motores elétricos e o novo motor Hurricane da Stellantis – um bloco 3.0 com seis cilindros em linha de até 510 cv, que é já utilizado em veículos da Jeep e RAM.
Os Challenger e Charger de nova geração seguirão a receita de design e tecnologia antecipadas no conceito 100% elétrico Charger Daytona SRT, apresentado em Las Vegas no SEMA Show de 2022.
O motor elétrico, no entanto, não impedirá os novos Challenger e Charger de serem barulhentos, característica que é uma exigência dos fãs da Dodge. O conceito Daytona SRT foi apresentada com um sistema de som externo que simula o ruído de motores V8. E, claro, o modelo conceitual foi proposto com muita potência, algo em torno de 800 cv.
Veja também
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio
Pilote naves esportivas a partir de R$ 190?
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Carros de passeio
Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil
Carros de passeio