Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Carros de passeio

Supercarro com motor de Nissan GT-R, Praga Bohema entra em produção

Praga Bohema no circuito de Spa

A Praga, uma das fabricantes de automóveis mais antigas do mundo, fundada em 1907 na República Tcheca, iniciou nesta semana a produção de seu novo supercarro, o Bohema, em sua sede na capital tcheca, que tem o mesmo nome da empresa.

Apresentado em 2022 na forma de um protótipo, o Bohema é um superesportivo conservador. A máquina é impulsionada por um único motorzão que consome grandes quantidades de gasolina para levar o motorista e um acompanhante a mais de 300 km/h.

O motor do Bohema, aliás, é mais famoso do que a própria montadora do leste europeu: o carro utiliza o motor V6 3.0 litros biturbo do Nissan GT-R, ajustado com 700 cv.

A carroceria do Praga Bohema é toda construída em fibra de carbono

A carroceria do Praga Bohema é toda construída em fibra de carbono (Divulgação)

Indicado pela própria fabricante para “colecionadores de hipercarros”, o Bohema é todo construído à mão com materiais nobres e muito leves, incluindo muita fibra de carbono. Não à toa, o carro pesa apenas 1.000 kg, segundo a Praga. Com o motor V6 preparado, a excelente relação peso/potência desse superesportivo é de aproximadamente 1,4 kg/cv.

Tomas Kasparek, proprietário e diretor da Praga, comemorou o início da produção do Bohema: “Este é um marco importante em nossa longa história de 117 anos. Estamos especialmente orgulhosos de iniciar a produção do Bohema. Estamos monitorando de perto todas as etapas do processo de construção para garantir que o carro de produção da Bohema atenda e até supere as expectativas de nossos clientes.”

Praga Bohema em exposição

O Praga Bohema pode ser encomendado por 1,3 milhão de euros (Divulgação)

Os primeiros compradores do hipercarro tcheco, que pagaram 1,36 milhão de euros para garantir um exemplar, visitaram recentemente a fábrica da Praga para ver de perto o processo de construção do carro. Esses clientes também tiveram a oportunidade de acelerar um modelo de pré-produção do Bohema, que vai de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos, de acordo com dados do fabricante.

A entrega do primeiro Bohema ocorrerá na Europa, ainda no primeiro semestre deste ano, segundo a Praga. O modelo também tem unidades encomendadas por clientes nos Emirados Árabes Unidos e nos Estados Unidos, que também receberão os carros neste ano. A produção do veículo será limitada em 89 unidades.

O Bohema vai de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos

O Bohema vai de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e passa dos 300 km/h (Divulgação)

Praga desenvolvido por feras

O desenvolvimento do Praga Bohema conta com o auxílio de grandes estrelas do automobilismo. Os testes do carro, realizados em estradas na Europa e nos circuitos como Spa-Francorchamps e Nürburgring, foram conduzidos pelos pilotos Romain Grosjean (ex-Fórmula 1 e atualmente da IndyCar), Ben Collins (ex-Stig do Top Gear da BBC) e o Josef Kral (que tem um longo currículo em competições GT), que é o piloto oficial da marca.

Mark Harrison, Diretor de Vendas e Marketing da Praga, disse: “Este é um momento de orgulho para todos na Praga e um momento emocionante para os nossos primeiros clientes; eles vieram conosco nesta jornada que rapidamente passou da apresentação do carro em forma de protótipo ao início da produção. A Praga é nova no mercado de hipercarros, mas a qualidade do produto, o preço, o programa de lançamento e, o mais importante, o desempenho do carro estão gerando entusiasmo e interesse. Estou ansioso para ver o primeiro carro entregue.”

Painel e volante do Praga Bohema

Painel e volante são uma coisa só nesse carro (Divulgação)

A Praga tem um modelo de negócios diversificado. Além de produzir o supercarro Bohema, a empresa também é um fabricante de carros de competição (o modelo mais recente é o Praga R1), motocicletas, karts e aviões, por meio da divisão Praga Aviation.