Publicado em
Carros de passeio
Sétima geração do Ford Mustang estreia no Brasil com V8 de 488 cv
O carro esportivo mais emblemático da Ford, o Mustang está totalmente renovado e disponível para compra no Brasil! A fabricante iniciou nesta segunda-feira (25) as vendas da sétima geração no clássico muscle car no mercado nacional, com preço inicial de R$ 529.000, com entregas aos clientes prevista para junho. O lançamento ocorre há poucos dias do aniversário de 60 anos do carro, que é celebrado em 17 de abril.
Considerado o Mustang mais potente de todos os tempos, esta nova geração do cupê esportivo na versão GT Performance é impulsionada pelo motor Coyote V8 5.0 de quarta geração, que entrega 488 cv de potência e 57,4 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 10 marchas com tração traseira, como manda o figurino dos “pony cars”.
“O novo motor Coyote é muito forte e entrega 80% do torque máximo a apenas 2.000 rpm. Ele é mais rápido que o Mach 1, com 5 cv a mais na potência e 8 Nm (0,8 kgfm) a mais no torque. A aceleração de 0 a 100 km/h, de 4,3 segundos, é praticamente a mesma. Mas em trechos maiores, como 0 a 200 km/h, por exemplo, o ganho é perceptível”, explica Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.
Fora o aumento da potência e torque, o novo Mustang GT Performance possui suspensão adaptativa MagneRide com quatro opções de ajuste. Outra característica interessante para aqueles que percorrem as estradas desafiadoras do Brasil é o sistema de detecção automática de buracos, que enrijece os amortecedores em desníveis para evitar danos aos pneus e às rodas. Já os freios são da Brembo, com discos maiores e pinças com seis da dianteira e quatro pistões na traseira.
Outra novidade na sétima geração do carro é o freio de estacionamento eletrônico Drift Brake, projetado para os condutores realizarem derrapagens (drift) controladas das rodas traseiras. O novo Mustang também vem com o sistema Line Lock, para manobras de “burn out” – a famosa queimada de pneu.
O Mustang GT Performance é oferecido no Brasil com rodas aro 19 polegadas, calçadas com pneus Pirelli P-Zero 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira – aos que se deleitam em cantar pneus no asfalto, fica o alerta: cada pneu desse custa quase R$ 3 mil.
Também vale o destaque aos seis modos de condução nos quais o motorista pode ajustar desde a assistência elétrica da direção até a sensibilidade do acelerador e a rigidez da suspensão. E, é claro, como não poderia ser diferente tratando-se de um Mustang, é possível também ampliar o ronco do motor V8.
“Essa nova geração inaugura mais um capítulo na história do Mustang, que tem uma trajetória única dentro da indústria e impressiona pela capacidade constante de evolução e inovação. E todo esse sucesso, na verdade, tem uma razão muito simples: a grande paixão que, assim como os fãs, todos os times da Ford têm por esse produto”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.
Interior inspirado em aviões de caça
Inspirado no cockpit de caças a jato, o interior do Mustang da sétima geração é um show de tecnologia com as telas de 12,4” no painel de instrumentos e de 13,2” na central multimídia SYNC 4, ambas com diversos modos de personalização. O pacote inclui ainda navegador GPS embarcado, compatibilidade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução e sistema de som premium Bang & Olufsen.
O volante esportivo de base reta é revestido em couro e possui sistema de aquecimento. Os bancos parcialmente em couro contam com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. Outro novo recurso do Mustang GT Performance, desenvolvido pela engenharia brasileira, é o Remote Rev, que permite ligar e acelerar o motor remotamente pela chave.
O carro ainda trás uma longa lista de equipamentos de segurança e auxílio de condução, como alerta de ponto cego, assistente de manobras evasivas, sensor de ré, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e piloto automático adaptativo.
Sétima geração mantém o estilo clássico do Mustang
O Mustang GT de sétima geração apresenta um estilo renovado, mas que mantém o formato icônico do carro esportivo da Ford. As proporções clássicas do veículo com capô longo, traseira curta e teto baixo têm uma nova interpretação, com vincos mais pronunciados e transições rápidas, evidenciando sua silhueta aerodinâmica.
Com dimensões de 4.811 mm de comprimento, 2.080 mm de largura (incluindo os retrovisores) e 1.398 mm de altura, o novo Mustang é ligeiramente mais extenso e baixo em comparação com seu antecessor, o Mustang Mach 1. A dianteira redesenhada, com uma grade ampliada e novas aberturas de ventilação no capô, reflete o aumento de potência e performance do veículo, como destaca o fabricante.
Os faróis full-LED, com uma nova assinatura de luz de três elementos e perfil alongado, combinam sofisticação tecnológica com uma presença imponente, enquanto a linha do teto foi ajustada para facilitar a entrada e saída do motorista em ambientes de pista. A traseira do veículo apresenta um design renovado, com um spoiler elevado, ponteiras de escapamento cromadas e a clássica lanterna de três barras.
O novo Mustang chega ao Brasil com um vasto menu de cores. Ao todo, são oito opções: Vermelho Zadar, Vermelho Arizona, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Ártico, Cinza Torres, Cinza Catalunha e Preto Astúrias.
Veja também
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio
Pilote naves esportivas a partir de R$ 190?
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Carros de passeio
Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil
Carros de passeio