Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Carros de passeio

Sétima geração do Ford Mustang estreia no Brasil com V8 de 488 cv

O carro esportivo mais emblemático da Ford, o Mustang está totalmente renovado e disponível para compra no Brasil! A fabricante iniciou nesta segunda-feira (25) as vendas da sétima geração no clássico muscle car no mercado nacional, com preço inicial de R$ 529.000, com entregas aos clientes prevista para junho. O lançamento ocorre há poucos dias do aniversário de 60 anos do carro, que é celebrado em 17 de abril.

Considerado o Mustang mais potente de todos os tempos, esta nova geração do cupê esportivo na versão GT Performance é impulsionada pelo motor Coyote V8 5.0 de quarta geração, que entrega 488 cv de potência e 57,4 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 10 marchas com tração traseira, como manda o figurino dos “pony cars”.

Ford Mustang GT Performance

Sai da frente! Novo Mustang tem o motor Coyote V8 mais potente de todos os tempos (Divulgação)

“O novo motor Coyote é muito forte e entrega 80% do torque máximo a apenas 2.000 rpm. Ele é mais rápido que o Mach 1, com 5 cv a mais na potência e 8 Nm (0,8 kgfm) a mais no torque. A aceleração de 0 a 100 km/h, de 4,3 segundos, é praticamente a mesma. Mas em trechos maiores, como 0 a 200 km/h, por exemplo, o ganho é perceptível”, explica Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.

Fora o aumento da potência e torque, o novo Mustang GT Performance possui suspensão adaptativa MagneRide com quatro opções de ajuste. Outra característica interessante para aqueles que percorrem as estradas desafiadoras do Brasil é o sistema de detecção automática de buracos, que enrijece os amortecedores em desníveis para evitar danos aos pneus e às rodas. Já os freios são da Brembo, com discos maiores e pinças com seis da dianteira e quatro pistões na traseira.

Outra novidade na sétima geração do carro é o freio de estacionamento eletrônico Drift Brake, projetado para os condutores realizarem derrapagens (drift) controladas das rodas traseiras. O novo Mustang também vem com o sistema Line Lock, para manobras de “burn out” – a famosa queimada de pneu.

O Mustang GT Performance é oferecido no Brasil com rodas aro 19 polegadas, calçadas com pneus Pirelli P-Zero 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira – aos que se deleitam em cantar pneus no asfalto, fica o alerta: cada pneu desse custa quase R$ 3 mil.

Ford Mustang GT Performance

Modelo vem com rodas aro 19 polegadas (Divulgação)

Também vale o destaque aos seis modos de condução nos quais o motorista pode ajustar desde a assistência elétrica da direção até a sensibilidade do acelerador e a rigidez da suspensão. E, é claro, como não poderia ser diferente tratando-se de um Mustang, é possível também ampliar o ronco do motor V8.

“Essa nova geração inaugura mais um capítulo na história do Mustang, que tem uma trajetória única dentro da indústria e impressiona pela capacidade constante de evolução e inovação. E todo esse sucesso, na verdade, tem uma razão muito simples: a grande paixão que, assim como os fãs, todos os times da Ford têm por esse produto”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

Ford Mustang GT Performance

Motor V8 5.0 litros rende quase 500 cv de potência (Divulgação)

Interior inspirado em aviões de caça

Inspirado no cockpit de caças a jato, o interior do Mustang da sétima geração é um show de tecnologia com as telas de 12,4” no painel de instrumentos e de 13,2” na central multimídia SYNC 4, ambas com diversos modos de personalização. O pacote inclui ainda navegador GPS embarcado, compatibilidade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução e sistema de som premium Bang & Olufsen.

O volante esportivo de base reta é revestido em couro e possui sistema de aquecimento. Os bancos parcialmente em couro contam com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. Outro novo recurso do Mustang GT Performance, desenvolvido pela engenharia brasileira, é o Remote Rev, que permite ligar e acelerar o motor remotamente pela chave.

Ford Mustang GT Performance

Cheio de telas: o painel de instrumentos da sétima geração pode ser configurado em diversos modos (Divulgação)

O carro ainda trás uma longa lista de equipamentos de segurança e auxílio de condução, como alerta de ponto cego, assistente de manobras evasivas, sensor de ré, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e piloto automático adaptativo.

Sétima geração mantém o estilo clássico do Mustang

O Mustang GT de sétima geração apresenta um estilo renovado, mas que mantém o formato icônico do carro esportivo da Ford. As proporções clássicas do veículo com capô longo, traseira curta e teto baixo têm uma nova interpretação, com vincos mais pronunciados e transições rápidas, evidenciando sua silhueta aerodinâmica.

Ford Mustang GT Performance

Muscle car do século XX1: Mustang da sétima geração tem faróis do tipo Full-LED (Divulgação)

Com dimensões de 4.811 mm de comprimento, 2.080 mm de largura (incluindo os retrovisores) e 1.398 mm de altura, o novo Mustang é ligeiramente mais extenso e baixo em comparação com seu antecessor, o Mustang Mach 1. A dianteira redesenhada, com uma grade ampliada e novas aberturas de ventilação no capô, reflete o aumento de potência e performance do veículo, como destaca o fabricante.

Os faróis full-LED, com uma nova assinatura de luz de três elementos e perfil alongado, combinam sofisticação tecnológica com uma presença imponente, enquanto a linha do teto foi ajustada para facilitar a entrada e saída do motorista em ambientes de pista. A traseira do veículo apresenta um design renovado, com um spoiler elevado, ponteiras de escapamento cromadas e a clássica lanterna de três barras.

Ford Mustang GT Performance

A clássica lanterna dividida em três barras continua presente na sétima geração do Mustang (Divulgação)

O novo Mustang chega ao Brasil com um vasto menu de cores. Ao todo, são oito opções: Vermelho Zadar, Vermelho Arizona, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Ártico, Cinza Torres, Cinza Catalunha e Preto Astúrias.