Publicado em
Carros de passeio
Nova Ferrari 12Cilindri pode ser a última com motorzão V12
Uma Ferrari bruta, com um motorzão a gasolina e sem vestígio algum de eletrificação, a nova 12Cilindri, em versões cupê e spider (conversível), foi apresentada em Miami Beach, na Flórida, nessa quinta-feira (2), marcando também os 70 anos da estreia da marca do cavalo rampante nos Estados Unidos.
Como indicado pelo seu nome em italiano, o 12Cilindri possui um motor de 12 cilindros, possivelmente sendo o último desse tipo presente em um supercarro da Ferrari. A marca já experimentou algumas ideias de motorização híbrida, como nos modelos SF90 Stradale e Purosangue. No entanto, neste novo lançamento, a fabricante revisita sua tradição de propulsores V12 com uma versão reformulada do F140HD, introduzido pela primeira vez na Enzo, em 2002, e atualizado desde então.
Na 12Cilindri, o V12 de 6.5 litros naturalmente aspirado, instalado na parte frontal do carro, é uma usina de força capaz de entregar 830 cv de potência a impressionantes 9.500 rpm e 69,1 kgfm de torque. Segundo o fabricante, 80% dessa “patada” (55,2 kgfm) é disponibilizada em apenas 2.500 rpm, e o valor máximo é alcançado em 7.250 rpm. Portanto, trata-se de um carro com uma curva de aceleração progressiva, o que a Ferrari descreve como “uma sensação de potência interminável”.
O controle de toda essa potência é feito pela transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades, com tração traseira. A Ferrari explica que essa transmissão é a mesma da SF90 Stradale, mas com ajustes que tornam as relações 5% mais curtas nas marchas mais baixas, resultando em um aumento de 12% no torque entregue às rodas. O resultado é um tempo de aceleração extremamente baixo: a 12Cilindri (na versão cupê) vai de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, alcançando os 200 km/h em apenas 7,9 s, e continua acelerando até atingir a velocidade máxima de 340 km/h, que é limitada eletronicamente.
Por ora, os dados sobre consumo de combustível e emissões não foram divulgados, pois ainda estão em fase de homologação. No entanto, tratando-se de uma Ferrari, quem realmente se importa com isso?
Estilo da 12Cilindri relembra o passado da Ferrari
Concebida pela equipe de design liderada por Flavio Manzoni, a 12Cilindri representa uma ruptura radical com os estilos anteriores dos V12 com motor central dianteiro da Ferrari. Enquanto o 812 Competizione exibiu uma linguagem escultural, o 12Cilindri adota uma estética mais sofisticada, mas ainda inspirada nos modelos da marca produzidos nas década de 1950 e 1960.
A Ferrari diz que abordagem de design do 12Cilindri busca explorar linguagens que se afastam do convencionalismo automobilístico. A frente do carro abandona elementos tradicionais, como os faróis alongados, em favor de geometrias mais integradas, enquanto a traseira apresenta lanternas dispostas de forma inovadora em uma lâmina contínua. Abas ativas substituem spoilers, criando uma sensação de alta tecnologia e fluidez visual que permeia toda a carroceria.
A cabine do 12Cilindri é tratada de forma coesa e integrada, com detalhes que ecoam o design da tela traseira e se mesclam organicamente com o resto do carro. A parte traseira, com suas quilhas difusoras proeminentes e saídas de escape redesenhadas, contribui para a sensação de continuidade e sofisticação tecnológica. O resultado é um automóvel que funde funcionalidade e beleza, evidenciando a habilidade dos designers do Ferrari Styling Center.
Cabine da 12Cilindri combina elegância e sustentabilidade
O design do interior do Ferrari 12Cilindri divide-o em três níveis diferentes: o primeiro, dominado pela parte superior do painel, continua a misturar-se com o acabamento do painel das portas. A seguir está a área central, enquanto a terceira inclui a área dos pés e os assentos. A fabricante destaca ainda o uso de materiais sustentáveis na cabine, como os revestimento em Alcantara contendo 65% de poliéster reciclado.
Inspirado na clássica arquitetura de cabine dupla da Ferrari, o interior do 12Cilindri apresenta uma estrutura simétrica que proporciona conforto e envolvimento ao motorista e ao passageiro. O painel horizontalmente estendido destaca-se pela divisão clara entre volumes superiores e funções técnicas inferiores, enquanto os painéis do túnel central se integram ao design, oferecendo espaço e elegância.
A 12Cilindri também é equipada com uma nova Interface Homem-Máquina (HMI) e sistemas de conectividade móvel avançados, garantindo uma experiência de condução intuitiva e envolvente, como explica a marca. O carro ainda oferece opções de áudio de última geração, incluindo um sistema desenvolvido em colaboração com a Burmester, proporcionando uma experiência sonora tão poderosa quanto o ronco do motor V12, talvez o último da Ferrari.
Lançamento da nova Ferrari 12Cilindri é programado para o verão no hemisfério norte, entre junho e setembro. Os preços ainda não foram divulgados.
Veja também
Carros de passeio
Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil
Carros de passeio
Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada
Carros de passeio
Ford celebra 60 anos do Mustang com edição limitada em 1965 unidades
Carros de passeio
Chegou e já acabou: Ford vendeu 150 Mustang GT Performance no Brasil em uma hora
Carros de passeio
Ford prepara edição especial em celebração aos 60 anos do Mustang
Carros de passeio