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Guepardo, da cearense Adventures Off-Road, entra na fase final de testes
Próximo de ser produzido em série, o Guepardo, da montadora cearense Adventures Off-Road, entrou na fase final de testes de rodagem. Em contato com a FULLPOWER, a nova fabricante com sede em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, informou que o veículo passa neste momento por ensaios para completar o ajuste fino na suspensão e amortecedores, visando “enfrentar com perfeição os desafios das trilhas”.
Projetado por ex-engenheiros da antiga Troller, o Guepardo mantém o legado e a tradição do Ceará na construção de veículos off-road com tração 4×4. Não só isso, a empresa do Nordeste também vai inaugurar um novo segmento, o dos veículos URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário). Este é diferente de um UTV (Utility Task Vehicle/Veículo Utilitário Multitarefa), como os modelos da Polaris e Can-Am, por exemplo, que possuem outras aplicações. Em comum, são duas categorias que dispensam emplacamento – e por isso não podem rodar em estradas abertas.
“Nós inventamos esse segmento, dos URV. O Guepardo é pauleira! Ele concorre com um UTV na performance, com um jipe na força e tração e com um SUV tradicional, na parte de conforto”, explicou cheio de empolgação Clauder Ciarlini, um dos sócios-fundadores e diretor-geral da Adventures Off-Road, em entrevista à FULLPOWER, no começo deste ano.
Parceira da fabricante cearense no projeto do Guepardo, a OffShox Amortecedores participa ativamente da etapa final de testes com o veículo, que está em desenvolvimento desde 2021 e cujo lançamento está programado para junho deste ano.
“O desenvolvimento foi feito sempre em conjunto com a equipe da Adventures Off-Road: eles nos passaram dados técnicos do veículo, posição de dirigir, curso, peso, intenção da performance e com esses dados projetamos os amortecedores e dimensionamos as molas para instalação exclusiva no Guepardo”, explica Demetrius Tomasi, Engenheiro de Aplicação da OffShox Amortecedores.
Ex-engenheiro da Troller e atual diretor de engenharia da Adventures Off-Road, Moacir Braga afirma que o foco do Guepardo é na segurança total para o motorista e os passageiros, inclusive em cenários com muita lama. “Estamos na fase final para a validação do produto. Os testes foram muito satisfatórios, com muita lama, para verificar as condições de utilização do Guepardo com total segurança, e chegamos a um produto bem equilibrado para a proposta do veículo.”
Guepardo com DNA de Troller
O Guepardo é um veículo recreativo com chassi tubular, carroceria de fibra de vidro e equipado com suspensão parruda pra aguentar todo tipo de tranco.
O motor usado no Guepardo é o Volkswagen EA111, o mesmo bloco 1.6 litros da linha Gol e Saveiro. Mas com a empresa cearense ele recebeu um turbo e novos componentes eletrônicos. Segundo o fabricante, o propulsor com essa configuração gera cerca de 121 cv. Há ainda dois switchs que aumentam a potência, um para 140 cv e outro para 150 cv, por períodos de 10 segundos. Já o câmbio é manual de cinco marchas, com tração 4×4.
Exceto pelos componentes eletrônicos que são importados, todas as partes mecânicas e de carroceria do Guepardo são fabricadas no Brasil, segundo a fabricante.
O novo veículo com tração 4×4 fabricado no Ceará será oferecido em duas versões: o Guepardo G200, para dois ocupantes, custa R$ 235.000, e o G400, para quatro pessoas, sai por R$ 245.000. O veículo pode ser encomendado pelo website da Adventures Off-Road.
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