Elétricos e híbridos

Abarth mais potente da história: Fiat 600e esportivo estreia neste ano com 240 cv

A Abarth acaba de soltar seus escorpiões venenosos no SUV compacto elétrico 600e. Anunciado ontem (8) pela marca italiana, o novo esportivo com motor elétrico será lançado na Europa no decorrer deste ano com o motor de 240 cv, o mais potente da história criado pela divisão esportiva da Fiat.

O carro com a pintura Hypnotic Purple que aparece na foto acima é um modelo da edição de estreia do Abarth 600e, chamada Scorpionissima. Segundo a marca italiana, a série de lançamento terá uma tiragem limitada em 1.949 unidades, que é uma referência ao ano em que a Fiat fundou a divisão esportiva com o símbolo do escorpião.

Além da motorização elétrica com a maior cavalaria já vista no catálogo da Abarth, o 600e esportivo conta ainda com um diferencial mecânico que limita o deslizamento das rodas. Além disso, o carro conta com um conjunto de pneus de alta performance desenvolvido com ajuda de especialistas que atuam da Fórmula E – a “Fórmula 1” dos carros elétricos.

Fiat 600e, base do esportivo da Abarth

SUV crossover subcompacto: o Fiat 500e, por ora, é vendido apenas na Europa (Divulgação)

Outros detalhes do carro divulgados pela Abarth é que ele será equipado com rodas aro 20 polegadas. Segundo a marca italiana, o conjunto nessa dimensão foi selecionado para “acomodar um amplo sistema de freios”. Informações sobre desempenho ainda são desconhecidas.

Abarth 600e completa a gama do SUV compacto

Inspirado no clássico do passado com o mesmo nome, o 600 é um dos produtos mais recentes da Fiat no mercado europeu. A primeira versão do carro, que é classificado como um SUV crossover subcompacto, foi justamente a versão elétrica 600e, que estreou em 4 de julho de 2023, coincidindo com a data de lançamento do Fiat 600 original. A versão híbrida, com motor elétrico e outro a gasolina, estreou em setembro do ano passado.

Fiat 600e, base do esportivo da Abarth

Modelo é construído sobre a plataforma CMP, utilizada em diversos compactos do grupo Stellantis (Divulgação)

O Fiat 600 é construído sobre a plataforma CMP (de Plataforma Modular Comum, em inglês), projetada originalmente pelo antigo grupo PSA Peugeot-Citroën em parceria com a fabricante chinesa Dongfeng.

Com a adesão da PSA ao grupo Stellantis, a CMP passou a ser compartilhada por diversos carros compactos das marcas que compõem o conglomerado, entre eles os Peugeot 208 e o 2008 e a versão mais recente do Opel Corsa.