Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Carros de passeio

Aston Martin revela novo Vantage: V8, 510 cv e plataforma de alumínio

A Aston Martin mostrou nesta terça-feira (21) a nova geração do Vantage e os caras não economizaram em tecnologia pra tornar ele quase tão importante quanto o topo de linha DB11! E o coração dele continua sendo fornecido pela Mercedes-AMG.

A plataforma do novo Vantage é toda feita de alumínio, com direito a cola aeronáutica para unir a estrutura (a exemplo do que já é feito no DB11). O uso extensivo do alumínio e fibra de carbono (que pode ser encontrado no acabamento interno do carro) é focado na redução de peso, que chegou a 1.530 kg, distribuídos igualmente entre os eixos.

A suspensão do modelo tem três ajustes: Sport, Sport Plus e Track. O sistema usa um conjunto pneumático adaptável pra fornecer três tipos de pegada, desde uma normal (que já é bastante precisa naturalmente) até a mais preparada pra buscar voltas rápidas no autódromo. E quem impulsiona o Vantage é o motor V8 4.0 biturbo da AMG, calibrado pra gerar 510 cv de potência a 6.000 rpm e 69,9 kgfm de torque, disponíveis desde as 2.000 rpm até às 5.000 rotações. Tudo isso orquestrado pelo câmbio automático de 8 marchas da ZF.

Mais leve e mais potente, o motor carrega meros 3 kg/cv, o que permite que ele alcance os 96 km/h (o 0-60 milhas por hora) em 3,5 segundos, com 314 km/h de velocidade máxima. Pra completar a receita prontinha pra você meter numa pista, o Vantage ainda conta com diferencial traseiro eletrônico com vetorização de torque e um volante com 2,4 voltas de batente a batente (ou seja, mais preciso e direto do que isso, só superesportivos entregam).

O visual todo futurista da nova geração do Vantage, com recortes abruptos e linhas mais fluidas na carroceria é inspirado do conceito DB10, que foi usado nas filmagens do último 007 Spectre.

Se você ficou interessado nessa beleza da engenheira britânica, o carro tá sendo vendido a 120 mil Libras no Reino Unido, algo em torno de R$ 515.000.