Publicado em
Carros de passeio
Audi lança A4 Avant no Brasil com nova tecnologias e preço de R$ 187.990
Da Redação / Fotos: Divulgação
Audi A4 Avant chega com motor 2.0 turbo, injeção direta e indireta combinadas e recursos semelhantes ao SUVzão Q7
As station estão perdendo mercado para os SUV e Crossovers, é verdade. Mas, ainda existem apaixonados pelas “peruas”, como nós aqui na FULLPOWER – especialmente clássicas como Audi RS2, RS4 e a atualíssima RS6. A Audi apresentou agora a nova A4 Avant, que virá em versão única para o Brasil, com o EA-888 2.0 TFSI ultra de 190 cv, também usado em vários modelos do grupo VW e, em alguns carros, sua potência pode chegar aos 265 cavalos de fábrica.
Entre as novidades do modelo, suspensão mult-link na dianteira e traseira (cinco braços), direção 100% elétrica e câmbio de sete marchas, S-Tronic, com dupla embreagem. A injeção trabalha com oito bicos: quatro nos cilindros e quatro no coletor de admissão. Eles são utilizados conforme a condução, priorizando torque, economia ou potência.
Tanta tecnologia embarcada permitiu até usar um ciclo do motor diferente (quando necessário) do conhecido desde sempre, o Otto: admissão, compressão, explosão, exaustão. A ordem é a mesma, porém, na compressão, dependendo da situação, pode entrar em cena o Ciclo Atkinson onde a compressão difere levemente da utilizada no Otto, pois as válvulas de admissão ficam mais tempo abertas. Parece simples, mas para conseguir fazer isso, é preciso mais componentes mecânicos (braços/alavancas). Com a ajuda no sistema variável Audi Valvelift System deste motor, o funcionamento fica perfeito e permite essas prioridades para consumo, emissões de poluentes ou performance, conforme a vontade do condutor.
Além de ponderar e entregar o melhor consumo de combustível e emissões, esse quatro cilindros ultra também entrega rendimento. Os dados impressionam no desempenho, com 0 a 100 km/h em 7s5 e máxima de 238 km/h, e no consumo, que pode chegar aos 12,5 km/litro no combinado cidade e estrada.
Com quase 1,5 tonelada, o A4 Avant perdeu 120 kg em relação ao modelo anterior, graças ao uso de alumínio e diversos tipo de aço pela carroceria da plataforma MLB – que também é utilizada hoje no Q7 e A5, por exemplo, mas que também estará em novos modelos da marca. Em comum para todos os modelos que a usam a MLB Evo, há apenas uma medida: do centro da roda dianteira até os pedais para o motorista. Daí para trás a plataforma pode sofrer alterações.
Mudanças a bordo
Por dentro o A4 Avant é bem luxuoso e com acabamento primoroso. Duas telas estão à disposição do motorista: uma no cluster de instrumentos que pode ter seu tema alterado e outra em cima do painel que serve como navegador, informações de áudio… Dispositivos Android ou iOS são conectados facilmente e as duas plataformas têm aplicativos pré-definidos e utilizáveis. Não se trata de um espelhamento, mas sim um acesso fácil a alguns aplicativos que a própria Google ou Apple disponibilizam.
O novo A4 Avant será oferecido a partir de R$ 187.990, com 14 opções de cores, entre elas duas sólidas. Cinco dessas 12 cores são novas na linha Audi. Os opcionais são pacote Assistance, por R$ 12.600 (estaciona sozinho…) , pacote Tech R$ 10.200 que oferece o head-up display e som Bang & Olufsen com 19 falantes e o teto-solar panorâmico por R$ 11.000.
Ficha técnica
Motor: quatro cilindros, 2.0 TFSI 1.984 cm3
Potência 190 cv de 4.200 a 6.000 rpm
Torque 32 kgfm de 1.450 a 4.200 rpm
Taxa de compressão: 11,7:1
Tração dianteira
Transmissão: S Tronic, 7 velocidades, dupla embreagem
Rodas: aro 18”
Peso: 1.460 kg
Comprimento: 4.725 mm
Entre-eixos: 2.820 mm
Porta-malas: 505 litros
Preço: R$ 187.990
Veja também
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio
Pilote naves esportivas a partir de R$ 190?
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Carros de passeio
Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil
Carros de passeio